Conselho de Desenvolvimento Urbano Ambiental debate Plano Diretor

28/08/2019 17:11
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Conselheiros levantaram diversos questionamentos a respeito de cada região de planejamento, destacando identidade de cada bairro

A revisão do Plano Diretor foi pauta de reunião, nessa terça-feira, 27, do secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, com os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental  (CMDUA). O debate inclui 12 temas prioritários, integrados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ideia é que o Plano Diretor também tenha uma visão mais humana de cada um dos 94 bairros da cidade, levando em consideração os idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, além de resgatar traços arquitetônicos e culturais de Porto Alegre. A promoção de um sistema de planejamento urbano mais eficiente também integra o escopo da revisão.

Os conselheiros levantaram diversos questionamentos a respeito de cada região de planejamento, destacando a identidade de cada bairro. Além disso, solicitaram novas reuniões entre a Smams e o grupo, com a possibilidade de incluir outros grupos na discussão, como os representantes do Orçamento Participativo (OP). Bremm adiantou o tema da reunião da próxima semana no Conselho. “Será realizada a apresentação da metodologia e do plano de trabalho”, ressaltando a participação colaborativa na construção do documento.

Até 9 de setembro, a população pode colaborar com sugestões na primeira consulta pública sobre o tema. A Smams também conta com um e-mail para contato e colaborações: planodiretor@portoalegre.rs.gov.br. A revisão do Plano Diretor está sendo debatida desde a última semana em uma série de eventos, como a reunião-almoço na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) e o Metacidades Green, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea/RS). 

  

 

Guilherme Sampaio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes