Cuidados na rotina de animais domésticos no inverno

22/06/2019 08:50
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
No inverno, roupas adequadas ajudam os animais domésticos a enfrentarem o frio
O início oficial do inverno, com previsão de tempo mais úmido e frio, exige dos tutores de animais domésticos mais atenção a detalhes, incluindo, desde a alimentação aos cuidados de saúde, higiene e uso de roupas especiais.  Cães e gatos, mesmo aqueles habituados ao uso de vestimentas de algodão, podem ser alérgicos a lã ou tecidos sintéticos. Também na hora de escolher roupas quentes é preciso evitar a formação de nós em animais de pelagem longa. 

Vacinação – O gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais, médico veterinário Bruno Wagner, alerta que, mesmo nas estações mais frias, não se de deve descuidar no controle de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos. O recomendável é manter o uso de coleiras inseticidas e produtos tópicos.  “Embora haja uma redução, eles continuam no ambiente provocando doenças e processos alérgicos”, explica. 

Gripe – Animais também podem enfrentar problemas de gripe. Em caso de temperatura corpórea do cão ou gato mais elevada, esta deve ser aferida com o uso de termômetros locais adequados e não pelo nariz como muitos tentam. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação e deve ser encaminhado para consulta.

Medicação - Outro erro é o uso de substâncias anti-inflamatórias que podem provocar o óbito da mascote, vitima de perfuração gástrica. Os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol. A quantidade e o tipo de ração oferecida aos animais deve ser a mesma nas quatro estações do ano e os passeios diários, preferencialmente, devem acontecer em horários de sol.  

Higiene - Outro cuidado importante é o banho. Se os dias são mais úmidos, secar bem o animal, após uma ducha com água morna, afasta a possibilidade de fungos na pele e doenças como otite. E na hora da lavagem, o mais indicado é a utilização de produtos leves como o sabão de coco ou glicerina.  
 

  

 

Ari Teixeira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes