Divulgadas regras para o bom uso da Orla Moacyr Scliar
Entregue oficialmente à população no dia 29 de junho, o parque urbano da Orla Moacyr Scliar tem recebido uma média de 50 mil pessoas por final de semana. Para convivência em um espaço público compartilhado, voltado para o lazer e o contato com a natureza, é necessário que sejam observadas regras para o bom uso. Com este objetivo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está divulgando um breve manual de boas práticas para os usuários do parque, destacando aspectos relativos ao zelo pelo espaço e a convivência respeitosa. Serão colocadas placas educativas ao longo do parque.
É proibido desenvolver atividades que impeçam a livre circulação ou provoquem impactos que perturbem o convívio no parque.
Legislação - O decreto nº 17.986, de 2012, dispõe sobre o regulamento dos parques urbanos e praças, bem como as sanções previstas.
Parque Urbano – Inaugurada oficialmente em 29 de junho, a Orla Moacyr Scliar – primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba – recebe em média 50 mil visitantes a cada fim de semana. Tornou-se programa de lazer para milhares de gaúchos, mesmo nos dias frios do inverno. Pela Lei 12.402, de 23 de abril de 2018, o trecho foi batizado em homenagem ao médico e escritor porto-alegrense. Conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Orçada em R$ 71 milhões, a obra projetada pelo arquiteto Jaime Lerner foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.
Denise Righi