DMLU encerra as atividades da 14ª Semana da Cidade Limpa

21/05/2019 17:43
Tassiane Costeira/DMLU PMPA
DMLU
Gestão de resíduos foi tema de palestra para funcionários da limpeza da Uniritter

No encerramento das atividades da 14ª Semana da Cidade Limpa, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ministrou, nesta tarde desta terça-feira, 21, uma palestra sobre formação em Gestão de Resíduos. A ação ocorreu no campus Fapa da Uniritter, localizado na avenida Manoel Elias, no bairro Passo das Pedras.

A apresentação, oferecida aos funcionários da empresa Vivante, que é responsável pela limpeza da faculdade, abordou noções sobre a classificação dos resíduos em orgânicos, rejeitos e resíduos recicláveis e a necessidade de separação desses materiais. Também foram esclarecidos os impactos que os resíduos mal acondicionados ou incorretamente destinados provocam no meio ambiente.

Segundo a líder responsável pela equipe de limpeza, Carmen Lúcia Fernandes, a palestra possibilitou uma melhor compreensão sobre separação e destinação de resíduos para os funcionários do quadro. ‘’Essa palestra poderia acontecer mais vezes durante o ano, pois as equipes estão sempre alternando e é importante que todos tenham noção de como ocorre a separação do lixo e como é importante contribuir para uma destinação certa’’, comenta.

De acordo com o palestrante Marcelo da Silva Coimbra, coordenador de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU, a educação passa por três etapas: conhecimento, conscientização e mudança de atitude. “O objetivo é mostrar para as pessoas o quanto o resíduo mal gestado impacta o meio ambiente”, destaca, enfatizando que cada pessoa é responsável por gerir os seus resíduos.

As ações para a 14ª Semana da Cidade Limpa estavam previstas para serem concluídas nesta quarta-feira, com um Plantio Urbano Sustentável na comunidade Santa Rosa de Lima, na rua dos Maias, 1.727. Devido às condições climáticas previstas para a data, o evento foi cancelado. 

Criada pela Lei Municipal 9.922/2006, a Semana Cidade Limpa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza de ruas, praças, parques, arroios e calçadas que não são públicas. Escolas, empresas, associações de bairros e entidades organizadas são estimuladas, durante as atividades, a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

Ainda dentro das programações internas da Semana, em alusão ao Dia do Gari, 16 de maio, foi exibido um vídeo nas cinco seções regionais do Departamento. A iniciativa nos postos de trabalho valoriza a profissão e destaca a importância do serviço desempenhado pelos garis na qualidade de vida dos moradores da cidade. Ao todo, foram homenageados 560 trabalhadores, sendo 150 da seção Centro, 50 da seção Leste, 200 da seção Sul, 110 da seção Norte e 50 da Seção Extremo Sul.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes