Edital de projetos climáticos: ICLEI promove treinamento sobre plataforma do Google

24/08/2020 08:25
Divulgação/PMPA
clima
Organizações sem fins lucrativos ganham mais prazo para apresentar propostas

ICLEI América do Sul promove, nesta segunda-feira, 24, das 17h às 18h30, treinamento aberto sobre a ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE) do Google, que ajuda cidades como Porto Alegre a medir fontes de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Em julho, a prefeitura tornou público o Edital do ICLEI para a seleção de até dois projetos inovadores e de impacto na mitigação de emissões, no valor de até R$ 660 mil cada. As organizações da sociedade civil com atuação na Capital que tenham capacidade de usar dados públicos, como os gerados pelo EIE do Google, ganharam mais prazo para apresentar propostas: até 6 de setembro.

O webinar, que será transmitido pelo Canal do ICLEI América do Sul no Youtube, terá a parte final dedicada a perguntas dos participantes sobre a plataforma. O secretário municipal do Meio Ambiente, Germano Bremm, falará sobre a estratégia e desafios da gestão climática local e sobre o potencial de impacto que os projetos selecionados poderão oferecer para a cidade.

Também participam do encontro a especialista em medição e atribuição do Google, Patrícia Castro; o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; o gerente de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi; e a secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias.

Alterações no edital - Em maio, Porto Alegre e Curitiba foram as duas cidades brasileiras selecionadas para serem beneficiárias do Action Fund - fundo de financiamento climático do Google.org, gerido pelo ICLEI, que fará o repasse para até dois projetos selecionados em Porto Alegre e dois em Curitiba. Além da ampliação do prazo para envio das propostas de 4 para 6 de setembro, o ICLEI também divulgou algumas alterações no edital. Para acessá-las, clique aqui

As entidades candidatas podem apresentar projetos que abordem temas de mobilidade urbana sustentável, eficiência energética e sustentabilidade em edifícios, produção e uso de energia solar, gestão da qualidade do ar e outras propostas que dialoguem com a estratégia climática da cidade. Além disso, as organizações proponentes poderão se unir para apresentar projetos, maximizando a capacidade de execução e de impacto. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail iclei-sams@iclei.org. Dúvidas sobre o edital também podem ser esclarecidas pelo mesmo endereço eletrônico. A escolha será realizada com base nos critérios estabelecidos pelo Comitê de Seleção do ICLEI América do Sul.


Clique aqui para acessar o edital completo e o Anexo I do edital. 

Clique aqui para acessar a Política Municipal de Sustentabilidade, Enfrentamento das Mudanças Climáticas e Uso Racional da Energia.

Clique aqui para acessar o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa de Porto Alegre.

 

  

 

Cibele Carneiro

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes