Engenheiros recebem orientações para contribuir com Plano Diretor

10/03/2020 11:01
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Patrícia elencou espaços para a participação técnica de engenheiros e arquitetos

A direção do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge) recebeu, na noite dessa segunda-feira, 9, orientações de como contribuir tecnicamente com a revisão do Plano Diretor. A diretora geral de Planejamento Urbano e Sustentável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Patrícia da Silva Tschoepke, elencou os canais virtuais (e-mail e futuras consultas públicas), as oficinas técnicas que estão por vir, as reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) e o Grupo de Trabalho Consultivo Técnico, que está em formação, como espaços e momentos em que a participação técnica de engenheiros e arquitetos é aguardada e será de extrema importância. 

“Quanto mais qualificadas as contribuições e quanto mais ricos os debates, melhor será o projeto que iremos encaminhar à Câmara no final deste ano com a revisão da legislação existente.” A diretora detalhou as duas fases da revisão, que contarão com o apoio técnico do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD - ONU). A primeira fase, prevista para terminar no final em 2020 com o envio do projeto de lei para o Legislativo, passará pelas etapas de diagnóstico, revisão das estratégias sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de instrumentos urbanísticos e do sistema de gestão e planejamento, além do desenvolvimento do protótipo da plataforma de gestão, que irá integrar o Plano Diretor com os planos setoriais. 

A segunda fase, explicou Patrícia, que ocorrerá em 2021, será complementar à primeira e tem como objetivo o detalhamento do desenho urbano, por meio de mapas e anexos do Plano Diretor sob a perspectiva mais minuciosa dos bairros; o desenvolvimento das metodologias para a implementação de planos urbanísticos e de modelos replicáveis no território e a simulação de aplicação destes modelos na plataforma. “Estamos na fase preliminar, de elaboração dos Termos de Referência para a contratação de consultores pelo Pnud e de formação dos Grupos de Trabalho que irão subsidiar o desenvolvimento do projeto. A nossa meta é garantir um Plano Diretor e uma plataforma em que seja possível enxergar a cidade como um todo, dando transparência, controle, segurança e eficiência aos processos de licenciamento de empreendimentos, além de ampliar o foco nos espaços públicos, priorizando as pessoas e melhorando a qualidade de vida.”

A reunião também contou com a participação da coordenadora de Planejamento Urbano da Smams, Vaneska Paiva Henrique; do vice-presidente do Senge, Tadeu Ubirajara M. Rodriguez, do diretor Administrativo, Cezar Henrique Ferreira, do diretor Fernando Martins Pereira, do conselheiro Valery Nunes Pugatch, entre outros representantes do sindicato.

Saiba mais sobre a revisão do Plano Diretor, clicando aqui

  

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes