Equipe de Fauna atende ocorrência com quero-quero

22/10/2018 15:48
Soraya Ribeiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE SUSTENTABILIDADE
Uma fêmea de quero-quero fez seu ninho em um telhado

A Equipe de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), atendeu a um chamado raro na manhã desta segunda-feira, 22. Uma fêmea de quero-quero (Vanellus chilensis) fez seu ninho em um telhado, no bairro Lomba do Pinheiro. 

“Esta é uma espécie de campo que sempre faz ninhos no chão”, explica a chefe da Equipe, bióloga Soraya Ribeiro. “Nunca houve registro de ninho em uma situação como a desta ocorrência. Desconhecemos que tal fato já tenha sido observado em Porto Alegre ou mesmo no Rio Grande do Sul”, frisa. O ninho foi instalado na laje de concreto do telhado da residência.

A Equipe de Fauna seguirá monitorando a ave e um estudo sobre o caso será encaminhado à revista científica especializada em ornitologia. 

Quero-quero – Apesar de extremamente comum, a espécie ainda é pouco estudada. Não há dados sobre a população total, já que os estudos até agora realizados se concentraram principalmente sobre grupos de áreas urbanas. Possui porte médio a pequeno, com 32 a 38 centímetros de comprimento e cerca de 300 gramas de peso. O quero-quero é uma ave territorial muito vigilante, sendo chamado de “sentinela dos campos”. 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes