Equipe de Fauna resgata filhote de urubu no Sarandi

15/01/2020 11:02
Sérgio Louruz / PMPA
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Urubu foi solto em área natural próximo ao local de resgate

Técnicos da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) atenderam ao chamado dos moradores de um prédio no bairro Sarandi, envolvendo a ocorrência de urubus. Um filhote foi resgatado na tarde desta terça-feira, 14.

“No mês de janeiro, os filhotes dos urubus estão começando a sair dos ninhos e adquirindo independência. Nesta fase, ao tentarem voar, podem cair em locais inadequados, como pátios. Neste caso, a ave estava em um  poço de luz, o qual, devido às características arquitetônicas, impedia a saída de forma espontânea, por isso foi necessária a intervenção da equipe, que resgatou a ave, um filhote saudávelâ€, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro. O urubu, da espécie Coargyps atratus, foi solto em área natural próximo ao local.

Soraya ressalta que urubus são inofensivos para o homem e possuem importante papel na cadeia alimentar, pois se alimentam de ratos e cobras. Por tratar-se de uma ave silvestre, está protegida pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Uma vez instalada o ninho, é preciso aguardar até que conclua o ciclo reprodutivo e abandone o local.

 A Smams orienta as seguintes medidas preventivas para evitar a instalação de ninhos:

- Fixar telas de proteção nas floreiras e sacadas;

 - Evitar a exposição de pedras e cascas de árvores das floreiras, pois elas são muito atrativas às aves;

 - Colocar artefatos que tenham brilho e movimento, como móbiles e enfeites de Natal com fitas metálicas para espantar os animais. 

 

 

 

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl