Falcão assusta moradores no Centro Histórico
A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) realizou ação de monitoramento na tarde desta sexta-feira, 30, atendendo a chamado de moradores do Centro Histórico. Eles estavam assustados com a presença de uma ave no prédio, atacando quem chegasse próximo às janelas dos andares mais altos.
“Trata-se de uma espécie de falcão, chamada Quiriquiri (Falco sparverius). Seu comportamento parece ser agressivo, mas, na verdade, é sua forma de defender os filhotes, já que esta ave entende o ser humano como uma possível ameaça”, explica a bióloga da Smams, Soraya Ribeiro, recomendando que as pessoas fiquem atentas ao saírem nas janelas, protegendo cabeça e olhos.
A espécie quiriquiri caça a partir de poleiros fixos, naturais ou artificiais mesmo em ambientes urbanos. Durante a caça, voa a pouca altura do solo, o que facilita a observação da ave. Alimenta-se de lagartos e grandes insetos, podendo ocasionalmente apanhar roedores, pequenas cobras e morcegos.
É comum que este falcão faça ninho nas cidades, em fendas de prédios. A fêmea põe até quatro ovos que choca de 27 a 32 dias. Os filhotes voam entre 29 e 31 dias de vida.
Gilmar Martins