Jovens do Pescar conhecem trabalho da Secretaria do Meio Ambiente
Vinte jovens do Projeto Pescar visitaram a Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, localizada na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), na tarde dessa terça-feira, 4. A atividade está inserida na programação da 35ª Semana do Meio Ambiente.
Â
Os jovens conheceram o acervo jurÃdico ambiental da biblioteca, que conta com cerca de 13 mil volumes e é especializada em ciências ambientais. Eles também receberam informações quanto aos ganhos ambientais da extinção dos processos fÃsicos e adesão aos Sistemas Eletrônicos da Informação. 
Â
Curiosos sobre a atuação da Smams, os adolescentes foram recebidos pelo secretário MaurÃcio Fernandes. “A agenda ambiental é uma agenda coletiva. Ninguém faz nada sozinho. Aqui em Porto Alegre temos uma caracterÃstica muito importante, apontada em pesquisa feita pela Universidade de São Paulo, que é sensibilidade ambientalâ€, destacou o secretário, que também contou detalhes de sua trajetória como advogado da área ambiental.
Â
A visita foi encerrada com o plantio de uma muda de árvore da espécie canela-ferrugem, na Praça Professor EmÃlio Schenk. “Nós aprendemos muito, especialmente conversando com o secretário. Ele falou conosco sobre vários temas importantes. Nossa atividade terminou com o plantio de uma árvore, o que achei uma experiência incrÃvel. Ficou claro que, se cada um fizer um pouco, o mundo será um lugar melhorâ€, disse o estudante Artgur Orli Morira Souza, 16 anos.
Â
A ação contou com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O Projeto Pescar é uma iniciativa mantida no Brasil por empresas, sem fins lucrativos, com a intenção de preparar jovens de baixa renda para inclusão social e no mercado de trabalho.
 
A 35ª Semana do Meio Ambiente segue até o próximo sábado, 8.Â
Acesse a programação completa aqui
 Â
Â
Aline Czarnobay
Andrea Brasil