Meio Ambiente e Sustentabilidade

Liberada pela prefeitura a primeira licença de instalação do complexo Belvedere

21/07/2020 17:08

A Prefeitura de Porto Alegre emitiu, nesta terça-feira, 21, a primeira licença de instalação (LI) para o complexo Belvedere, a ser construído na avenida Senador Tarso Dutra, no bairro Petrópolis. Quando a pandemia passar, o documento autorizará o empreendedor a iniciar as obras de um hipermercado com cerca de 33,4 mil metros quadrados (m2) de área construída, incluindo um estacionamento com dois andares. O investimento previsto na edificação é de aproximadamente R$ 64,6 milhões, e a estimativa é de que 700 empregos diretos sejam gerados com a operação. 

Além do hipermercado, o Belvedere terá uma torre comercial com cerca de 32 mil m2 e um shopping com 146,5 mil m2. Ambos aguardam a liberação da LI – cuja tramitação está dentro dos prazos legais. Os projetos envolvem, ainda, estacionamentos e a entrega de uma série de contrapartidas para o Município, incluindo-se a estrutura viária do entorno e uma praça aberta ao público. No total, o empreendedor prevê um investimento de cerca de R$ 850 milhões no complexo. 

“Há anos, existe a expectativa quanto à concretização desse projeto. Agora, conseguimos avançar e emitir a primeira licença para que ele comece a se tornar uma realidade. Em um momento de crise, que exige novas perspectivas para a retomada econômica do município, a liberação dessa LI representa uma importante conquista para a cidade e traz boas perspectivas para a retomada da economia depois da pandemia”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A LI do hipermercado é válida até julho de 2023 e engloba 124 medidas de mitigação dos impactos ambientais decorrentes da edificação. “É fundamental lembrar que estamos tomando todos os cuidados necessários para garantir que a construção desse complexo se dê em harmonia com as características urbanísticas e ambientais de Porto Alegre”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm.

 

 

Andreas Müller

Rui Felten

coronavirus-cartao-social.png

Acompanhe a prefeitura nas redes