Mais de cem participam de oficina do Plano Diretor na Zona Sul

24/10/2019 11:40
Maria Ana Krack / PMPA
Meio ambiente e sustentabilidade
Líderes comunitários debateram prioridades e conflitos de cada região

A programação das Oficinas Territoriais Temáticas de Revisão do Plano Diretor promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com representantes das RPs do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), segue até 9 de novembro na Capital. A terceira oficina, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, na Região de Planejamento 6 (Centro-Sul e Sul), na Cecopam, na Cavalhada, contou com a participação de mais de cem pessoas. Os moradores e líderes comunitários residentes neste eixo apontaram como prioridades a preservação ambiental, a regularização fundiária e o advento do transporte hidroviário para a região Sul.

Debater e interagir com a prefeitura sobre os anseios, potencialidades, desafios e carências existentes em cada um dos bairros compreendidos pela localidade é um dos principais objetivos do encontro, a fim de construir coletivamente a revisão do Plano Diretor.

A vocação da região é residencial, comercial e de prestação de serviços, explica uma líder da região e integrante do Movimento Preserva Zona Sul, Denise Wolffenbuttel Moreira. “A preservação ambiental e da Mata Atlântica local é fundamental para garantir o compromisso com as futuras gerações. Queremos que o governo inclua no Plano Diretor um programa para a manutenção da nossa mata. Temos excelentes postos de saúde como a Unidade Básica de Saúde da Tristeza e boas escolas, mas a nossa região quer o desenvolvimento ambiental, que garante o nosso ecossistema”, reflete Denise.
 
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, o principal objetivo dos encontros é fazer um trabalho bastante democrático, participativo e colaborativo entre os atores envolvidos no processo. “Serão levados em consideração os conceitos trazidos por cada grupo de trabalho, com suas sugestões e questionamentos a respeito dos temas tratados. Com o envolvimento das comunidades, conseguiremos elencar as prioridades e pontos centrais de cada local para a construção do Plano”, defende Germano.
 
Um dos organizadores das oficinas, engenheiro Gabriel Zuanazzi Dornelles, que coordenou os trabalhos na região Sul, destaca a importância da iniciativa. “A partir da dinâmica de grupo conseguiremos identificar os problemas e potencialidades de cada bairro, envolvendo os projetos que impactaram a região, por meio das prioridades e temas elencados: locais de interesse cultural; bens naturais e locais de interesse ambiental; pontos de atração e referência; infraestrutura e mobilidade urbana (carências de água, esgoto, alagamentos, focos de lixo); carência de equipamento de educação, saúde e lazer; problemas habitacionais (habitações precárias e falta de moradias); e vocação e empreendedorismo (rural, turística, comercial, educacional)”, comenta.
 
Também participaram da oficina os vereadores Lourdes Sprenger e Cássio Trogildo.
 
Confira a programação das próximas oficinas:
- 24/10: RP 5, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Postão da Cruzeiro (avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza – em frente à Escola Alberto Bins)
- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga)
- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)
- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel carvalho, da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255)
- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)
- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro.

Para mais informações sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, acesse o site aqui.  

 

Mariana Kruse

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes