Mais de cem participam de oficina do Plano Diretor na Zona Sul

24/10/2019 11:40
Maria Ana Krack / PMPA
Meio ambiente e sustentabilidade
Líderes comunitários debateram prioridades e conflitos de cada região

A programação das Oficinas Territoriais Temáticas de Revisão do Plano Diretor promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com representantes das RPs do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), segue até 9 de novembro na Capital. A terceira oficina, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 23, na Região de Planejamento 6 (Centro-Sul e Sul), na Cecopam, na Cavalhada, contou com a participação de mais de cem pessoas. Os moradores e líderes comunitários residentes neste eixo apontaram como prioridades a preservação ambiental, a regularização fundiária e o advento do transporte hidroviário para a região Sul.

Debater e interagir com a prefeitura sobre os anseios, potencialidades, desafios e carências existentes em cada um dos bairros compreendidos pela localidade é um dos principais objetivos do encontro, a fim de construir coletivamente a revisão do Plano Diretor.

A voca√ß√£o da regi√£o √© residencial, comercial e de presta√ß√£o de servi√ßos, explica uma l√≠der da regi√£o e integrante do Movimento Preserva Zona Sul, Denise Wolffenbuttel Moreira. ‚ÄúA preserva√ß√£o ambiental e da Mata Atl√Ęntica local √© fundamental para garantir o compromisso com as futuras gera√ß√Ķes. Queremos que o governo inclua no Plano Diretor um programa para a manuten√ß√£o da nossa mata. Temos excelentes postos de sa√ļde como a Unidade B√°sica de Sa√ļde da Tristeza e boas escolas, mas a nossa regi√£o quer o desenvolvimento ambiental, que garante o nosso ecossistema‚ÄĚ, reflete Denise.

De acordo com o secret√°rio municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, o principal objetivo dos encontros √© fazer um trabalho bastante democr√°tico, participativo e colaborativo entre os atores envolvidos no processo. ‚ÄúSer√£o levados em considera√ß√£o os conceitos trazidos por cada grupo de trabalho, com suas sugest√Ķes e questionamentos a respeito dos temas tratados. Com o envolvimento das comunidades, conseguiremos elencar as prioridades e pontos centrais de cada local para a constru√ß√£o do Plano‚ÄĚ, defende Germano.

Um dos organizadores das oficinas, engenheiro Gabriel Zuanazzi Dornelles, que coordenou os trabalhos na regi√£o Sul, destaca a import√Ęncia da iniciativa. ‚ÄúA partir da din√Ęmica de grupo conseguiremos identificar os problemas e potencialidades de cada bairro, envolvendo os projetos que impactaram a regi√£o, por meio das prioridades e temas elencados: locais de interesse cultural; bens naturais e locais de interesse ambiental; pontos de atra√ß√£o e refer√™ncia; infraestrutura e mobilidade urbana (car√™ncias de √°gua, esgoto, alagamentos, focos de lixo); car√™ncia de equipamento de educa√ß√£o, sa√ļde e lazer; problemas habitacionais (habita√ß√Ķes prec√°rias e falta de moradias); e voca√ß√£o e empreendedorismo (rural, tur√≠stica, comercial, educacional)‚ÄĚ, comenta.

Também participaram da oficina os vereadores Lourdes Sprenger e Cássio Trogildo.

Confira a programação das próximas oficinas:
- 24/10: RP 5, das 18h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Post√£o da Cruzeiro (avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza ‚Äď em frente √† Escola Alberto Bins)
- 26/10: RP 8, das 8h30 √†s 12h, na Associa√ß√£o Comunit√°ria N√ļcleo Esperan√ßa (estrada Jo√£o Ant√īnio da Silveira, 2500 ‚Äď Restinga)
- 26/10: RP 4, das 14h √†s 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim P√īrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)
- 31/10: RP 1, das 19h √†s 22h, no Plen√°rio Ot√°vio Rocha e no Sal√£o Adel carvalho, da C√Ęmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255)
- 31/10: RP 3, das 19h √†s 22h30, na Par√≥quia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 ‚Äď Bairro Santa Rosa)
- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Clique aqui para conferir em qual RP est√° o teu bairro.

Para mais informa√ß√Ķes sobre a revis√£o do Plano Diretor de Porto Alegre, acesse o site aqui.¬†¬†

Mariana Kruse

Taís Dimer Dihl