Me Adota? já assegurou um novo lar para 122 animais neste ano
Até o final de novembro deste ano, as atividades do Programa Me Adota? da Coordenação-Geral de Direitos Animais (CGDA) asseguraram um novo lar para 122 animais, sendo 86 cães (62 adultos e 24 filhotes) e 36 gatos (12 adultos e 24 filhotes). A responsável pelo programa, médica veterinária Denise Garcia, explica que esses números são possíveis em função do trabalho de conscientização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams), que incentiva a guarda responsável de animais domésticos.
“Com esses cuidados, evitamos a devolução de animais, ou pior, que voltem a ser abandonados às ruas. A maioria deles sofreu o trauma de maus tratos e nossa preocupação é que conquistem um tutor definitivo”, afirma. Um animal de estimação pode viver de 10 a 15 anos e, portanto, as pessoas precisam estar preparadas para receber um novo integrante na família.
Cães e gatos são seres “sencientes”, ou seja, tem sentimentos como medo, tristeza e alegria. O adotante Guilherme Lima conta que escolheu Clarinha em uma feira do Me Adota? “Isso ocorreu em outubro do ano passado e, a partir daí, nossa vida ganhou outro sentido. Posso dizer que ficou mais completa, pois esses cãezinhos são amor puro”, afirma.
Os animais albergados chegaram à Usav vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário.
A equipe de veterinários da Unidade também pode auxiliar, ao sugerir os animais que melhor se adaptem ao perfil dos candidatos à adoção. Animais de perfil bravio, por exemplo, devem ser encaminhadas para residências sem outros cães, na maioria das vezes. “Cães idosos, por exemplo, são mais tranquilos e muito parceiros, por exemplo”, explica Denise.
Onde adotar – Junto à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.
Para acessar, basta clicar no link www.facebook.com/pg/smamsdireitosanimais/photos/
Andrea Brasil