Meio Ambiente busca soluções para o lago do Parcão

29/01/2020 14:56
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Os trabalhos deverão ter início ainda na primeira quinzena de fevereiro

O lago do Parque Moinhos de Vento (Parcão) foi tema de reunião desta quarta-feira, 29, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). O secretário Germano Bremm, acompanhado da secretária-adjunta, Viviane Diogo, e de equipe técnica, recebeu representantes das empresas adotantes do parque, Melnick Even, Grupo Dimed (Panvel), Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento para avançar nas tratativas que envolvem intervenções no lago, de forma a minimizar o assoreamento e melhorar a qualidade da água.

O grupo trabalha na proposta de contratação de empresa, a ser viabilizada com recursos dos adotantes, para realizar serviços de remoção de lodo e posterior instalação de motobomba no local. “Estimamos iniciar os trabalhos ainda na primeira quinzena de fevereiro”, informa Bremm, ao destacar a importância da parceria dos adotantes, que estão propiciando uma importante melhoria, além do que prevê o Termo de Adoção.

A falta de chuvas provoca o processo de eutrofização devido ao grande aporte de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, induzindo a alta geração de biomassa de produtores primários (algas). Ao longo dos anos, este processo natural vem gerando a necessidade de colocação de água por parte da Smams no lago. As intervenções programadas irão impactar positivamente no processo de eutrofização.

 

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes