Meio Ambiente e Conselho Regional de Engenharia trocam informações para fortalecer fiscalização predial

24/06/2020 17:39
Captura de Tela/SMAMS
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Equipes voltarão a se reunir virtualmente para avançar na proposta de convênio entre as instituições

O cruzamento do banco de dados de fiscalização predial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) começou a ser estruturado. Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 24, equipes das duas instituições iniciaram os estudos para firmar um Termo de Cooperação Técnica, a fim de compartilharem informações e ampliarem a segurança das edificações de Porto Alegre. Um novo encontro virtual deverá ocorrer na próxima sexta-feira, 3, para avançar na proposta de convênio entre as instituições.

Para o secretário Germano Bremm, a união de esforços entre as instituições vai auxiliar na modernização dos procedimentos internos, como a implantação do georreferenciamento das fiscalizações do órgão, já utilizado pelo Conselho. “Estamos nos organizando e buscando um propósito comum: o de ampliar a segurança da população, investindo em inteligência, automatização de processos, geração de dados, garantir o responsável técnico de obras e serviços, ter as responsabilidades compartilhadas e qualificar o monitoramento das edificações", afirma.

 A gerente de Fiscalização do Crea, engenheira civil Cristiane de Oliveira, ressalta que todos os agentes fiscais trabalham por meio de um aplicativo, o InfoFisc, com georreferenciamento, e banco de dados dos profissionais e empresas inserido no celular. “O aplicativo permite o acesso aos profissionais e empresas registradas, mesmo em locais onde não existe sinal de internet. O sistema permite obter relatórios em tempo real”, explica. 

Veja aqui como funcionam as fiscalizações. 

Cibele Carneiro

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes