Meio Ambiente participa de evento sobre Plano Diretor

10/12/2019 15:06
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário Germano Bremm participou, na manhã desta terça, do AsBEA Talk

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, participou na manhã desta terça-feira, 10, do evento AsBEA Talk, promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea RS), cujo tema foi o Plano Diretor de Porto Alegre. O evento ocorreu na sede do Espaço Criativo e Cultural Ãrea 51 (avenida Cel. Lucas de Oliveira, 894).

Com o objetivo de traçar um panorama do Plano Diretor, foram apresentados painéis sobre passado, presente e futuro do instrumento legal de desenvolvimento da cidade. A primeira apresentação foi do arquiteto Rodrigo Petersen, que falou sobre os planos elaborados em 1959, 1979, 1987 e 1999. Na sequência, o sócio da Ospa, Rodrigo Rocha, apresentou a aplicabilidade do Plano Diretor vigente na elaboração dos Estudos de Viabilidade Urbanística, abordando temas como adensamento, volumetria, índice construtivo e compra de solo criado. 

Encerrando as apresentações, o secretário Germano Bremm trouxe as perspectivas para o futuro em relação ao plano que já está sendo construído desde 8 de agosto, através de um processo de participação que inclui pesquisas, audiências públicas, oficinas e conferências. “Esta revisão tem foco no espaço público e na melhoria das infraestruturas. Estamos trabalhando com coerência na tomada de decisões para construir um plano que atenda às reais necessidades da cidade, um organismo vivoâ€, destaca o secretário, ao relatar que temas como solo criado, contrapartidas, parcelamento do solo, gestão dos espaços públicos e operação urbana consorciada são prioritários nas discussões.

Também participaram da atividade a diretora de Planejamento Urbano e Sustentável e coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor, Patrícia da Silva Tschoepke, e a coordenadora de Políticas de Sustentabilidade, Rovana Bortolini.

 

 

  

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl