Moradores do bairro Santana participam de entrega de praça

16/07/2019 16:36
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Espaço foi requalificado pelo Hospital de Clínicas em parceria com a prefeitura

Mais de 100 pessoas participaram do ato oficial de entrega das obras de qualificação da Praça Major Joaquim Queiróz, na manhã desta terça-feira, 16. Localizado na avenida Jerônimo de Ornelas com a rua Santana, no bairro Santana, o espaço foi entregue pela prefeitura e pelo Hospital de Clínicas à população em meio a atividades esportivas, apresentação de coral e coffee break. 

Iniciados em fevereiro e finalizados dentro do prazo previsto, os trabalhos contemplaram pavimentação dos passeios internos e externos, instalação de piso podotátil, recanto infantil com escorregadores, balanços, gangorra, bancos, mesas de jogo de damas, lixeiras e paraciclos. A quadra esportiva também recebeu novo telamento e pintura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) coordenou os trabalhos, viabilizados pelo Hospital de Clínicas, que também adotará a área, por cinco anos, atendendo obrigação legal em razão das obras de ampliação do hospital. O Clínicas foi autorizado pela Smams, no último dia 9, para iniciar o plantio de 610 mudas em diversas ruas da cidade como forma de compensação pelas obras. Veja as ruas contempladas clicando aqui.

Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário Germano Bremm disse que a Smams estimula adoção de áreas verdes

O secretário Germano Bremm disse que a Smams tem estimulado os processos de adoção de áreas verdes em Porto Alegre, que já conta com 70 áreas adotadas. “A gente faz essa entrega e verifica uma demonstração de como é importante a participação da sociedade nos processos de construção da cidade e de preservação do patrimônio público.”

Moradora da região e usuária da praça, Geisa Boeira Kern, agradeceu pela obra e fez um apelo em relação à conservação da área. “As pessoas que utilizam esse espaço têm o dever de cuidar e zelar pela sua manutenção.” 

A diretora-presidente do Hospital de Clínicas, professora Nadine Clausell, falou sobre a construção coletiva de compensações ambientais, que resultou na manutenção e adoção da praça. “Reconstruir e revitalizar uma praça desta natureza, bem pertinho do Clínicas, tem tudo a ver com o nosso foco de saúde”, diz, complementando que a equipe do hospital estará circulando e estimulando a realização de atividades físicas e uma vida saudável na área.

O ato contou com a apresentação do Coral do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e também com a distribuição, promovida pela Unidade de Educação Ambiental (Unea) da Smams, de 30 mudas de plantas ornamentais (bico de periquito e iresina vermelha) do Viveiro Municipal, utilizadas em plantios de focos de lixo da cidade.

  

 

Guilherme Sampaio e Cibele Carneiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes