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Meio Ambiente e Sustentabilidade

Oficinas do Plano Diretor começam nesta quinta-feira

17/10/2019 08:51
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
oficinas
Até 9 de novembro, as oito RPs serão contempladas com as primeiras oficinas

A primeira rodada de Oficinas Temáticas - Territoriais de revisão do Plano Diretor terá início nesta quinta-feira, 17, pela Região de Planejamento (RP) 7, que abrange os bairros Santo Antônio, Partenon, Aparício Borges, Vila João Pessoa, São José, Lomba do Pinheiro, Agronomia, Morro Santana e Pitinga. O encontro ocorrerá das 18h30 às 22h, na Paróquia Santa Clara (estrada João de Oliveira Remião, 4444 - Lomba do Pinheiro). 

Até 9 de novembro, as oito RPs serão contempladas com as primeiras oficinas, cujo cronograma foi definido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) em parceria com os representantes das RPs do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). A segunda rodada de oficinas ocorrerá a partir de novembro, com datas a serem definidas pelos conselheiros. 

O secretário Germano Bremm destaca que o objetivo da primeira rodada é identificar os anseios, potencialidades e questões prioritárias que serão consideradas e enfrentadas na formulação das propostas que servirão de base para a revisão do Plano Diretor. “A participação e o engajamento da população neste processo é fundamental para a construção da Porto Alegre 2030 que queremos.”

A diretora de Planejamento Urbano e Sustentável da Smams e coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor, Patrícia da Silva Tschoepke, esclarece que planejamento urbano parece algo abstrato, mas, na prática, afeta diretamente a vida das pessoas. “O Plano Diretor é o instrumento que define questões como o tempo que gastamos para nos deslocar na cidade, a segurança, a qualidade de vida e a capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos. Neste processo de revisão, é fundamental ouvirmos as necessidades da população para a construção do pacto da cidade que almejamos.”

Como será a dinâmica das oficinas - A abertura do credenciamento ocorrerá 30 minutos antes do horário previsto do início das atividades, se estendendo por uma hora. Participantes que ingressarem no evento após 30 minutos do início da dinâmica só poderão participar como ouvintes, podendo registrar sua contribuição por meio de questionário que será disponibilizado no encontro.

No acesso ao evento, os participantes farão seu registro em lista de presença e receberão um número de um a cinco, que identificará a mesa que irão compor no momento da dinâmica. Cada grupo terá no máximo 12 participantes, totalizando 60 pessoas. Caso o número de participantes ultrapasse esse limite, os excedentes receberão questionário para registrar as contribuições de forma individual.

A oficina será aberta com uma apresentação geral sobre os conteúdos que serão trabalhados por cada grupo em mapas, onde serão identificadas potencialidades e carências dos bairros que pertencem à RP correspondente. Ao final da dinâmica, o relator definido por cada grupo fará a exposição das principais conclusões sobre o mapa. Após a apresentação dos resultados pelos grupos, a equipe da Smams fará o encerramento da atividade. As sugestões serão analisadas pela equipe técnica e, na segunda rodada de oficinas, será dado o retorno sobre as contribuições apresentadas.

A metodologia dos encontros foi testada com representantes de RPs no último dia 24. Divididos por região de planejamento, cada grupo recebeu mapas com seus bairros específicos e identificou questões como: pontos de referência dos bairros; carências de equipamentos, espaços abertos e infraestrutura; rotas preferidas para pedestres e ciclistas; locais de interesse cultural e ambiental; vocação e projetos que impactaram a região e demandas habitacionais. 

Para mais informações sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, acesse o site aqui.  

Confira o calendário da primeira rodada de Oficinas Temáticas-Territoriais:

- 17/10: RP 7, das 18h30 às 22h, na Paróquia Santa Clara (estrada João de Oliveira Remião, 4444 - Lomba do Pinheiro);

- 19/10: RP 2 – Continente, das 8h30 às 11h30, no CTG Vaqueanos da Tradição (rua Dr. Caio Brandão de Melo, 250 – Humaitá);

- 23/10: RP 6, das 18h30 às 21h30, na Cecopam (rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada);

- 24/10: RP 5, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Postão da Cruzeiro (avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza – em frente à Escola Alberto Bins);

- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga);

- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (avenida Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus);

- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel carvalho, da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255);

- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa);

- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada).

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro.

 

 

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil

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