Pacto Alegre dá início a trabalho integrado ao Plano Diretor

15/08/2019 13:31
Ricardo Giusti/PMPA
COMUNICAÇÃO
Segundo Luiz Carlos, ideia foi conectar diretrizes urbanas inovadoras ao Plano Diretor
SeloO Pacto Alegre deu nesta quinta-feira, 15, mais um passo na agenda estratégica pela inovação da cidade, em evento na Unisinos. Na presença de representantes da prefeitura, de universidades e da iniciativa privada, foi realizado o primeiro encontro do projeto Diretrizes Urbanas Inovadoras – Interação com o Plano Diretor. Conforme o coordenador do Pacto Alegre e diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a intenção é discutir e propor novas diretrizes urbanísticas que estimulem o desenvolvimento de ambientes urbanos mais adequados para as dinâmicas sociais emergentes no século XXI. 
 
Os presentes foram divididos em grupos, que apresentaram propostas ligadas a hortas urbanas, calçadas, nova mobilidade e uso de áreas verdes, entre outras. “Dentro da visão de construirmos uma cidade melhor de se viver, buscamos conectar com o Plano Diretor algumas diretrizes urbanas inovadoras e que possam ser testadas em curto espaço de tempo”, destaca Filho. 
 
A diretora de Planejamento Urbano e Sustentável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e gerente do processo de revisão do Plano Diretor, Patricia da Silva Tschoepke, diz que as propostas do Pacto Alegre irão contribuir com a construção de uma cidade para as pessoas. “Estamos ansiosos para receber as sugestões, pois entendemos que um Plano Diretor que pense num futuro melhor para todos os porto-alegrenses deve necessariamente incluir inovação e sustentabilidade.” 
 
O coordenador do Pacto, que fez o convite para que a prefeitura participasse do encontro, conduziu a dinâmica em torno do Plano Diretor. O Pacto Alegre é uma aliança do poder público e da sociedade civil organizada que pretende transformar a cidade em modelo de inovação.

  

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes