Plano Diretor: moradores da Bom Jesus participam de oficina

26/10/2019 18:09
Ricardo Giusti / PMPA
PLANO DIRETOR
Revisão da lei definirá a cidade para os próximos 10 anos

A sexta Oficina Temática - Territorial de revisão do Plano Diretor ocorreu na tarde deste sábado, 26, na Região de Planejamento - RP 4 (Leste e Nordeste), no Centro de Educação Ambiental Vila Pinto (Cejak), do bairro Bom Jesus. Os participantes foram recepcionados pelo secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, e pelo presidente do Cejak, Henrique Medeiros, que abriu a oficina com um vídeo sobre sua avó, Marli

Ricardo Giusti / PMPA
PLANO DIRETOR
Temas prioritários são habitação, equipamentos de saúde e de educação, saneamento básico e mobilidade

Medeiros, reconhecida liderança comunitária da região.  

Emocionada com o filme, a conselheira da RP 4, Tânia Maria dos Santos, pediu que a comunidade se inspirasse na força de Marli para transformar a região. “Às vezes, de uma ideia nascem as grandes transformações. Este é um momento de unir forças para a construção do nosso espaço. E essa mudança depende da nossa vontade e da nossa garra.“ 

Orientados por técnicos da Smams, os participantes identificaram no mapa da região pontos de referência, caminhos mais utilizados, carências habitacionais e de infraestrutura, empreendimentos impactantes e locais de interesse cultural e ambiental nos bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, Mário Quintana, Jardim Sabará e Morro Santana. Os temas prioritários identificados foram habitação (desafetação de áreas e regularização fundiária), equipamentos de saúde e de educação, saneamento básico (água e esgoto) e mobilidade (transporte público, estruturas viárias e pavimentação). 

Conforme a arquiteta da Smams, Renata Saffer, que coordenou os trabalhos, a dinâmica integra estratégia importante da revisão do Plano Diretor. “Estamos percorrendo todas as regiões para colher a visão dos moradores, que é legítima e fundamental para uma revisão adequada da lei que define o que a cidade quer para os próximos 10 anos. Também iremos percorrer os bairros para visitas técnicas territoriais nos pontos identificados pelas RPs durante a primeira rodada de oficinas. Esses dados irão compor a base da segunda rodada de oficinas.” 

Também acompanhou a atividade a representante da Promotoria de Defesa da Habitação e Ordem Urbanística, Livia Puperi. 

Confira o cronograma das próximas oficinas:  

- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel Carvalho, da Câmara Municipal (av. Loureiro da Silva, 255)
- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (av. Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)
- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada) 

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro. 
Acesse o site do Plano Diretor para mais informações.

 

 

 

 

 

 

  

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes