Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Plano Diretor: Smams reúne-se com Conselho de Arquitetura

01/10/2019 17:11
Aline Czarnobay / SMAMS / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Visitas integram proposta de ampliar canais de diálogo no processo de revisão

Dando continuidade aos encontros com representantes das entidades com cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 1º, com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio Grande do Sul, Tiago Holzmann da Silva.  As visitas integram proposta da Smams de ampliar os canais de diálogo no processo de revisão.

“Este é um convite para que a entidade participe e contribua na revisão do Plano Diretor e no desenvolvimento da cidade, num processo colaborativo e permanente de propostas. O senso de coletividade está muito presente na cidade e queremos construir um plano mais atencioso com o espaço público e com a interação entre privado e público”, destaca Bremm, ao oficializar o pedido para que o CAU se integre às discussões. “Temos total interesse em contribuir  nesta construção. Um plano diretor é a consolidação de um consenso e isso é um enorme desafio”, afirma o presidente Tiago Holzmann da Silva, ao colocar à disposição os conselheiros e sua vasta experiência em urbanismo.

Conforme a coordenadora de Planejamento da Smams, Ada Raquel Schwartz,  o Plano Diretor possui sete estratégias que englobam todas as questões que envolvem a cidade. “Hoje faltam elementos  que conectem  a escala de lote com o todo. Queremos trabalhar no sentido de implementar o que chamamos de escala intermediária, o que permitiria regulamentação da legislação urbanística correlata, num novo modelo de gestão urbana”, explica.

A revisão do Plano Diretor engloba sete eixos, atendendo a vocação de cada região de planejamento baseado nas estratégias de estruturação urbana, mobilidade urbana, uso do solo privado, qualificação ambiental, promoção econômica, produção da cidade e estratégia do sistema de planejamento. 

Participaram ainda do encontro, na sede do CAU, a coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor e diretora de Planejamento Urbano e Sustentável da Smams, Patrícia da Silva Tschoepke, o conselheiro do CAU, Emilio Merino, e o chefe de gabinete da presidência do Conselho, Fausto Loureiro.

Para mais informações sobre o Plano Diretor, clique aqui. Sugestões, dúvidas e contribuições podem ser encaminhados pelo e-mail: planodiretor@portoalegre.rs.gov.br.

 

  

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes