Plano Diretor: Smams se reúne com Sindicato dos Engenheiros

05/09/2019 17:54
Guilherme Sampaio/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Ideia de conversar com as entidades é abrir um canal para construir o processo permanente de forma colaborativa

Na manhã desta quinta-feira, 5, o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, acompanhado da diretora geral de Planejamento Urbano Sustentável, Patrícia Tschoepke, e da equipe técnica da Smams, reuniu-se com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS) para tratar da revisão do plano diretor de Porto Alegre.

“A ideia de conversar com as entidades é abrir um canal para construir esse processo permanente de forma colaborativaâ€, explica Bremm. Orla, fiação aérea, calçadas permeáveis, plano de manutenção arbórea, paisagem urbana e discussões tecnológicas foram alguns dos temas levantados na reunião. 

Na ocasião, o engenheiro Fernando Martins Pereira da Silva, membro da diretoria do Senge-RS e um dos representantes do sindicato no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), explicou que a instituição faz parte de diversos conselhos e comitês e que sempre visa pontuar a questão técnica das discussões. “Podemos auxiliar trazendo o nosso dia a dia, como engenheiros que constroem a cidadeâ€, ressalta o engenheiro sobre a contribuição do sindicato na revisão do plano diretor.

Também participaram da reunião o diretor vice-presidente, Tadeu Ubirajara M. Rodriguez, o diretor vice-presidente, José Luiz Bortoli de Azambuja, a diretora de Apoio e Qualificação Profissional Adjunta, Nanci Begnini Giugno, e Valery Nunes Pugatch, do conselho técnico consultivo do sindicato. 

Até o dia nove, a população pode colaborar com sugestões na primeira consulta pública sobre o plano diretor. Além das oficinas, audiências públicas e conferências, ferramentas on-line serão disponibilizadas para ampliar a participação e manter canais de comunicação permanentemente abertos durante o processo de revisão. Também foi disponibilizado um e-mail para contato e colaborações: plano

 

Guilherme Sampaio

Gilmar Martins