Praça adotada é entregue revitalizada à população da Capital
A Praça Mafalda Verissimo, na zona Leste de Porto Alegre, foi revitalizada e entregue à população nesta quinta-feira, 4. O projeto foi executado graças à adoção do projeto por duas empresas e a participação da comunidade. O prefeito Nelson Marchezan Júnior, que participou do ato, destacou a importância da união de esforços para entregar espaços de qualidade para a população: “Momentos como este precisam ser copiados por toda a cidade. É a sociedade ajudando a construir um pedaço que é de todos”, disse.
O espaço com 1.653m² abriga uma caixa d´água da década de 1930, que abastecia os primeiros moradores do bairro. O reservatório foi desativado em 1988 e está preservado dentro da praça, transformado em elemento histórico pelo movimento Vive Petrópolis. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Fernandes, lembrou da importância da apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos: “Quando a gente planeja uma praça, não é para a prefeitura, mas para a população, que dá vida ao ambiente”, destacou.
As empresas De Lazzari Mobiliário Urbano e Bendita Planta Paisagismo adotaram o espaço e realizaram, em parceria com a prefeitura, diversas melhorias na área da praça. O local recebeu serviços de paisagismo ornamental, recomposição e plantio de gramado, instalação de mobiliários urbanos, como bancos, cadeiras, espreguiçadeiras, entre outros, além de uma estante de livros. Também foram realizadas melhorias como execução de rampa, recuperação de meio-fio, recuperação de degraus, execução de pavimento em saibro rosa e sinalização visual. Os muros receberam pintura, pelo artista Kelvin Koubi, e a pista central recebeu intervenção artística, a partir de parceria com a Casulo Estratégico, incubadora de experimentações artísticas. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) executou substituição de três luminárias e instalou dois novos postes.
A praça passou a ser chamada de Mafalda Veríssimo em 2005, em homenagem à gaúcha de Pelotas, casada com o escritor Érico Verissimo. O filho do casal, Luis Fernando Verissimo, esteve no evento e lembrou de como era o bairro quando a família se mudou para o local. O escritor agradeceu a obra: “Minha mãe ficaria muito feliz com esta homenagem”, lembrou. Os empresários Antelmo De Lazzari e Emanuel Berte Viegas lembraram que a adoção aconteceu graças a mudança de conduta do poder público, que antes exigia que o mobiliário fosse padronizado. Nesta praça, chama a atenção um mobiliário totalmente inovador e paisagismo diferenciado.
No final do evento, o prefeito participou do plantio de uma horta de chás e temperos com as crianças das escolas Pequeno Aprendiz e Hotelzinho.
Adote uma praça - As propostas para adoções de praças podem ser apresentadas por qualquer pessoa jurídica, inclusive podem propor parcerias grupos de pessoas jurídicas para uma única praça, dividindo o custo de manutenção. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail programa_adote@portoalegre.rs.gov.br.
O termo de adoção tem prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A prorrogação será precedida de uma avaliação de desempenho do adotante e reavaliação dos serviços necessários à praça, que serão realizadas pela Smams.
No caso da praça Mafalda Verissimo, o custo anual da manutenção da praça está previsto em cerca de R$ 30 mil reais.
Gilmar Martins