Meio Ambiente e Sustentabilidade

Praça que celebra a amizade com Japão completa 35 anos

18/09/2018 15:52
Sérgio Louruz / PMPA
Com proximidade da primavera, as azaleias floridas ornamentam a Praça Shiga
Com proximidade da primavera, as azaleias floridas ornamentam a Praça Província de Shiga

Uma das praças mais bonitas de Porto Alegre, a Praça Província de Shiga (avenida Plínio Brasil Milano, esquina Cristóvão Colombo) completará 35 anos em outubro com o status de ser um dos locais mais solicitados pra realização de ensaios fotográficos, piqueniques e festas de aniversários na cidade. Este tipo de atividade deve ser previamente autorizado pelo Escritório de Eventos, que pode ser contatado pelo e-mail escritoriodeeventos@portoalegre.rs.gov.br. Um cenário que fica ainda mais cinematográfico nesta época do ano quando as azaleias floridas antecipam a chegada da primavera, cujo início oficial será no próximo dia 22.

“Com o ciclo de floração que se inicia no final do inverno e vai até o início da primavera, este arbusto ornamental já está alegrando o dia a dia da cidade, trazendo as flores da primavera”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, ao explicar que a azaleia tem origem asiática e, por este motivo, faz parte do projeto paisagístico da praça, originada de um convênio entre o Rio Grande do Sul e a província de Shiga, no Japão. O manejo da vegetação é executado pela equipe de podas da Smams, com acompanhamento de técnico devidamente habilitado.

Diariamente, a Smams executa na área serviços de manutenção, com roçada e capina,  e de limpeza geral, com  recolhimento de lixo e varrição. A praça abre todos os dias, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

Shiga - Inaugurada em outubro de 1983, a Praça Província de Shiga teve suas obras financiadas pelo governo japonês, celebrando o convênio de estados irmãos entre Rio Grande do Sul e Shiga. O projeto é do arquiteto paisagista Kunie Ito, que caracterizou o local com um jardim tradicional japonês, cuja função principal é a de contemplação. A praça conta com um pequeno lago, cascata, quiosque e elementos típicos do paisagismo do Japão. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes