Prefeitura alerta para cuidado extra com animais de estimação devido ao frio

20/08/2020 12:10
Ari Teixeira/Smams
cachorro
Atenção aos pets domésticos envolve alimentação, cuidados de saúde, higiene e uso de roupas especiais

A prefeitura alerta para a necessidade de cuidados extras com os animais de estimação devido à previsão de frio intenso nos próximos dias. A atenção aos pets domésticos envolve alimentação, cuidados de saúde, higiene e uso de roupas especiais.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o ideal é que tenham seu espaço, protegidos do ar gelado. Animais de pelo médio ou longo, resistem mais ao frio e não necessitam de vestimentas pesadas. Mas se o tutor achar importante, deve estar atento ao embolamento dos pelos que podem provocar lesões de pele e prurido. Mas as raças de pelo curto, como pinscher, chihuahua e dachshund, sentem mais frio. Os gatos, geralmente, não se adaptam bem com roupinhas. Além disso, cães e gatos, mesmo aqueles habituados ao uso de vestimentas de algodão, podem ser alérgicos à lã ou tecidos sintéticos. 

Doenças de  inverno - Animais também podem enfrentar problemas de gripe. Em caso de temperatura corpórea do cão ou gato mais elevada, esta deve ser aferida com o uso de termômetros locais adequados e não pelo nariz como muitos tentam. O animal com febre fica abatido, diminui a alimentação e deve ser encaminhado para consulta.

Medicação - Nunca utilizar qualquer tipo de substâncias anti-inflamatórias que podem provocar o óbito da mascote, vítima de perfuração gástrica. Os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol. A baixa nutrição e imunidade também contribuem para o aumento do índice de infecções. Então, qualquer tratamento deve ser indicado após avaliação de um médico veterinário. 

Vacinação - O gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais, médico veterinário Bruno Wagner, alerta que, mesmo nas estações mais frias, não se deve descuidar no controle de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos. O recomendável é manter o uso de coleiras inseticidas e produtos tópicos.  “Embora haja uma redução, eles continuam no ambiente provocando doenças e processos alérgicos”, explica. 

Alimentação - A quantidade e o tipo de ração oferecida aos animais deve ser a mesma nas quatro estações do ano e os passeios diários, preferencialmente, em horários de sol, com os devidos cuidados impostos pelo distanciamento em função do novo coronavírus.  

Higiene - Quando for necessário um banho, secar bem o animal, após uma ducha que deve ser de água morna, afastando a possibilidade de fungos na pele e doenças como otite. E durante a lavagem, o indicado é a utilização de produtos leves como o sabão de coco ou glicerina.   

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes