Prefeitura entrega obras de qualificação da Praça São Geraldo

22/12/2020 11:39
Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Projeto da praça e fiscalização das obras foram realizados pela equipe técnica da Smams

A comunidade do bairro São Geraldo recebeu antecipadamente um presente especial neste Natal. Foram concluídas as obras que qualificam toda a extensão da Praça São Geraldo,  localizada na avenida Ceará, na Zona Norte da Capital. 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que qualificar parques e praças é também promover qualidade de vida. “Revitalizar nossas áreas verdes nos permite incentivar a prática esportiva e oferecer estrutura de lazer. Ainda que o momento exija muita cautela na socialização, é um importante legado que fica para a cidade”, completa.

Estimadas em R$787.809,00, as obras foram executadas pela empresa RSVB Engenharia Ltda e incluíram a execução de 702 m² de pavimentos internos e externos em concreto, de oito rampas de acessibilidade, de piso podotátil (piso diferenciado com textura e cor, perceptível às pessoas com deficiência visual) no passeio externo da praça e conserto de 20 m² de passeio externo, em blocos retangulares de concreto.

A área verde recebeu também quadras teladas de futebol society e de beach tennis, pergolado em madeira itaúba, bancos com e sem encosto e aparelhos de ginástica. Já o espaço de recanto infantil possui  gangorra, ponte de correntes, escorregador, estação metálica multi, gira-gira e gangorra dupla, além de 263 m² de piso emborrachado. O projeto da praça e a fiscalização das obras foram realizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

“Sem dúvida, todos no entorno estão muito satisfeitos. A praça ficou completa e muito bonita”, opina o advogado Rafael Soares, que trabalha em uma imobiliária da região e aproveitou um intervalo de descanso para caminhar na praça e observar as melhorias que o local recebeu.

A qualificação integra o Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) firmado com a empresa Cyrela Sul Empreendimentos Imobiliários pelo empreendimento localizado nas avenidas Ceará, 1664/1676 e Benjamin Constant, 1067. O TCAP, no valor de R$ 1.914.000,00, inclui, além da reurbanização da Praça São Geraldo,  a execução de obras de engenharia civil e elétrica nas escolas EMEI JP Passarinho Dourado (avenida Guido Mondim, 970) e EMEI JP Patinho Feio (avenida Assis Brasil, 593) e a reurbanização da Praça Júlio Andreatta (avenida Benjamin Constant).

“Com esta, são 33 obras de qualificação das áreas verdes realizadas nos últimos quatro anos. São espaços entregues à comunidade, que oferecem um respiro na rotina e qualificam a nossa paisagem urbana”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm.

Escolinha de trânsito – Primeira iniciativa do gênero em escolas municipais, a praça conta com uma área de playground com “kit escolinha de trânsito” – mini cidade. A proposta é que a Escola Passarinho Dourado utilize este espaço para atividades educativas de trânsito. A mini cidade, de 94, 90 m², inclui semáforo, lombada, oito placas de sinalização, 11 placas de advertência, uma placa de indicação, sete placas educativas, faixa de pedestre e cone de sinalização.

Sérgio Louruz/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Com a São Geraldo, são 33 obras de qualificação das áreas verdes realizadas nos últimos quatro anos

  

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes