Meio Ambiente e Sustentabilidade

Prefeitura homologa proposta para gestão da Unidade de Saúde Animal Victória

14/09/2020 17:55
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Contratualização terá duração de um ano
A prefeitura homologou nesta segunda-feira, 14, a proposta da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP) para o gerenciamento da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Este novo modelo de gestão permitirá a ampliação de serviços veterinários, atualmente restritos a 35% da capacidade da estrutura, aprimorando ações no controle populacional de cães e gatos, por meio da esterilização cirúrgica.
 
A contratualização terá vigência de um ano, a contar da assinatura do termo de parceria prevista para os próximos dias, e investimento de R$ 3,1 milhões do Município, com repasses mensais para as despesas operacionais dos serviços efetivamente prestados, devidamente comprovados e apresentados em relatório, sem que ultrapassem o valor mensal de R$ 262.927,50.

Especialidades - A partir da entrada em vigor do Termo de Colaboração, a prefeitura passará a oferecer especialidades clínicas, cirurgias ortopédicas, exames diagnóstico, exames de imagem, sorologia FIV e FeLV  e aplicação de quimioterapia.

Adoção e mutirões - A contratualização inclui ainda a gestão do Abrigo Temporário e das atividades do programa Me Adota?. O projeto também prevê a realização de consultas em locais carentes, por meio de mutirões, a ampliação doo público alvo para atendimento gratuito aos tutores com renda familiar até três salários mínimos e a abertura dos serviços da Usav para particulares, mediante pagamento.

Serviços - Em função dos cuidados contra o novo coronavírus, os atendimentos permanecem sendo solicitados via 156, evitando aglomeração de pessoas na recepção da Usav. As adoções de animais ocorrem nos horários das 9h às 12h e de 13h30 às 16h, mediante prévio agendamento por meio do telefone (51) 3289-8920.
Ari Teixeira

Gilmar Martins

volta às aulas em porto alegre

Acompanhe a prefeitura nas redes