Programa da prefeitura garantiu 93 adoções de animais neste ano

31/07/2019 13:04
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Pula-Pula (D) perdeu um olho e a pata. Hoje vive no exterior com sua tutora

Até o final de julho deste ano, as ações do Programa Me Adota? da Diretoria-Geral de Direitos Animais asseguraram um novo lar para 93 animais (64 cães e 29  gatos, entre machos e fêmeas). Os animais albergados chegaram à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) vítimas de maus tratos, muitos recolhidos por determinação judicial. “E para evitar a repetição deste trauma, os interessados em adoção respondem a uma entrevista e recebem nossa orientação na escolha da mascote que melhor se adapte ao perfil familiar”, explica a coordenadora do programa, médica veterinária Juliana Herpich.

Um animal de estimação pode viver de 10 a 15 anos e, portanto, as pessoas precisam estar preparadas para receber um novo integrante à rotina doméstica. Débora Schein, por exemplo, adotou um cãozinho especial em 2017. Ele perdeu uma patinha e o olho esquerdo, vítima de atropelamento. Débora se mudou para o exterior e o cachorro “Pula-Pula”, como era chamado na Unidade, foi junto. 

“Por isso é importante o tutor saber que é uma decisão de muita responsabilidade. Cães e gatos tem sentimentos como medo, tristeza e alegria”, alerta a veterinária. Desde 2017, ocorreram 489 adoções no abrigo temporário da Usav. “Temos cães idosos, que são mais tranquilos e também animais de grande porte. Neste caso, orientamos para que sejam encaminhadas para residências sem outros cães”, explica Herpich. 

Onde adotar – Junto à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, de 
segunda a sexta-feira. Todos os animais albergados na Usav estão vacinados, desverminados e castrados com atendimento vitalício e sem custos. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis no Facebook e no Instagram. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3289-8920.

 

 

Ari Teixeira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes