Projeto para o 4º Distrito é apresentado e debatido na Capital

21/12/2018 19:14

  

A Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), apresentaram o projeto Masterplan, que trata sobre o plano de desenvolvimento do 4º Distrito, região que compreendo os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. O evento, que durou cerca de duas horas, ocorreu na tarde desta sexta-feira, 21, e lotou o Salão Nobre do Paço Municipal.

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior que explicou a intenção de gerar um debate com a apresentação. "Vamos aproveitar este momento para trocar proposições e ideias para melhorar este projeto tão importante e que será nosso piloto para o Pacto Alegre. O 4º Distrito tem um potencial enorme para mudar a cara de Porto Alegre", ressalta Marchezan.

O projeto foi apresentado pelo arquiteto e doutor em Urbanismo da UFRGS Benamy Turkienicz, que esclareceu os conceitos de Smart Cities 1.0 e 2.0 (cidade inteligentes) e expôs dados sobre a área a ser revitalizada. A integração com a cidade, o aumento da densidade demográfica e a criação de territórios de suporte da inovação tecnológica são desafios a serem explorados na área do 4º Distrito, que Benamy considera como o “elemento de entrada e saída de Porto Alegre”.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Valter Nagelstein, revelou que a ideia do evento nesta parceria era ampliar a divulgação sobre o projeto. “Pouca gente tinha conhecimento do que foi feito pela prefeitura e pela Ufrgs”, afirma Nagelstein.

Estiveram presentes também, o vice-prefeito Gustavo Paim; os secretários municipais de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi; da Fazenda, Leonardo Busatto; de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; de Comunicação, Orestes de Andrade Jr;, do Meio Ambiente e da Sustentabilidade adjunto, José Luiz Fernandes Cogo; representante do Ministério Público, promotora Anelise Monteiro Steigleder; vereador Professor Wambert; autoridades locais, representantes de universidades, empresários, assessores parlamentares e representantes da sociedade civil. 

Projeto – Custeado pela Prefeitura de Porto Alegre e elaborado pelo Núcleo de Tecnologias Urbanas da UFRGS, o Masterplan deverá contemplar um centro administrativo local, um parque linear e a “Via de Inovação” que será um eixo de aproximação que liga o setor sul e o norte da área revitalizada com a presença de instituições de diversos setores como arte, cultura, saúde e bem-estar.  Além disso, um dos destaques do projeto é a criação de um Cluster de Saúde no 4º Distrito, prevendo um hospital metropolitano que visa a gerar quatro mil empregos e outros dois mil em atividades spin off.  A iniciativa também contemplará um terminal intermodal e um centro comercial. Atualmente, o Masterplan tramita na construção de Estudo de Viabilidade Econômica para área. 

Investimento - O Banco Mundial confirmou em novembro o aporte em torno de US$ 30 milhões para investimentos que apoiarão o plano de desenvolvimento da região. Como Porto Alegre não tem nota de crédito para contrair investimentos internacionais, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) será o intermediador do recurso. Esta é uma operação inédita do Banco Mundial, utilizando o intermédio de uma instituição financeira local para superar a saúde financeira do município. 

 

Guilherme Sampaio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes