Projeto para a Usav é apresentado à Sociedade Veterinária
A secretária adjunta Viviane Diogo explicou que o prazo da consulta pública encerrou-se no dia 10. "A equipe da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) agora trabalha nos documentos técnicos do Edital, a ser publicado em setembro. Avaliamos as contribuições encaminhadas por protetores, profissionais da área e população em geral para proposta de ampliação dos serviços de proteção animal de Porto Alegre.”
Foram realizados encontros com protetores cadastrados no município e com entidades como a seção regional da Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais (Anclivepa RS) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS).
Proposta - Pelo projeto, os serviços da Usav serão contratualizados. A intenção é realizar procedimentos que hoje não são feitos, como cirurgias ortopédicas (240 por ano), exame diagnóstico (4.116 por ano), exames de imagem (2.760 por ano), sorologia FIV e Felv (240 por ano) e quimioterapia (240 por ano). A proposta também aumenta a capacidade de atendimentos já realizados, como cirurgias gerais (418%), castrações (74%), atendimentos clínicos (11,9%) e vagas no albergue temporário (32%).
Usav - Construída por meio de parceria com a iniciativa privada, a Unidade de Saúde Animal Victória conta com área de 1.694 m², dividida em triagem, quatro consultórios, duas salas de preparo, cinco salas cirúrgicas, recuperação, administração, laboratório, sala de raio X, sala de ecografia e setores para tratamento de doenças infecciosas e internação. O abrigo temporário possui 37 canis, dos quais 12 destinados à albergagem de cães com perfil bravio.
Taís Dimer Dihl