Smams chega a 3.856 animais castrados e supera total de 2018

11/11/2019 13:56
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura prepara edital para contratualizar serviços na Usav e ampliar atendimento

Até o final de outubro, a Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) registrou um total de 3.856 castrações realizadas pela equipe de veterinários da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). Esse número já supera os 3.770 procedimentos realizados no ano de 2018, em cães e gatos (machos e fêmeas) de tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, como Bolsa Família ou o Número de Identidade Social (NIS).

“Esse é o nosso objetivo estratégico e, por isso, buscamos manter uma rotina de procedimentos agendados via 156”, explica o gestor da Usav, Bruno Wagner. As ações incluíram ainda a esterilização de animais de acumuladores e ações promovidas em locais como a Ilha Grande dos Marinheiros e a Vila Nazaré, onde a remoção de famílias, devido às obras da ponte do Guaíba e ampliação do Aeroporto Salgado Filho, provocaram muitas situações de abandono.

Incremento – Para ampliar esses serviços, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) prepara um edital para a contratualização de gerenciamento e operacionalização da Usav que permitirá superar, em um ano, oito mil castrações e ainda realizar serviços que hoje não são feitos, como cirurgias ortopédicas, exames de diagnóstico, de imagem, sorologia FIV e Felv e quimioterapia. Também será possível aumentar a capacidade de atendimentos já realizados, como cirurgias gerais, castrações e atendimentos clínicos.

 

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes