Smams e Dnit buscam solução para cães e gatos abandonados

05/09/2019 17:41
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Animais em abandono na Ilha Grande dos Marinheiros serão tratados e encaminhados para adoção

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) está tratando com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de uma solução para o caso dos cães e gatos abandonados na Ilha Grande dos Marinheiros, após a saída dos moradores devido às obras da nova ponte do Guaíba. Segundo o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), cerca de 70 animais ainda circulam entre as casas desocupadas na região.  

A secretária adjunta do Meio Ambiente, Viviane Diogo, contatou o superintendente do Dnit, Delmar Pellegrini Filho, na busca de apoio às medidas necessárias para resolver o problema.  “Juntos vamos procurar alternativas que permitam o atendimento clínico veterinário desses animais, para esterilizar aqueles que ainda não o foram e, em parceria com a rede de proteção, viabilizar a adoção”, explica. 

Edital – Ainda em setembro, a Prefeitura de Porto Alegre lançará edital para o projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e da Unidade Móvel de Adoção de Animais, que permitirá ampliar o número de atendimentos e serviços oferecidos, inclusive em situações como esta. 

O projeto também prevê castração para todos os animais que passarem por cirurgia na Usav. “A iniciativa irá assegurar mais de 8 mil castrações ao ano, um acréscimo decisivo em nosso objetivo estratégico, que é reduzir drasticamente a população de animais errantes em Porto Alegre”, afirma a secretária adjunta. A essas ações, se somarão atividades educativas, voltadas à guarda responsável, diretamente ligada ao conceito que une saúde animal, humana e cuidado ambiental.

  

 

Ari Teixeira

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes