Smams e Metroplan debatem o Plano Diretor

31/08/2019 08:45
Guilherme Sampaio/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Um dos temas discutidos foi o parcelamento do solo urbano com vistas à edificação

Na tarde dessa sexta-feira, 30, o secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, visitou a sede da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) para tratar sobre a revisão do Plano Diretor da Capital.

“É um projeto complexo que envolve as maiores nuances da cidade e precisa do apoio das entidades para construir conjuntamenteâ€, reforça Bremm. Um dos temas discutidos durante a reunião foi o parcelamento do solo urbano, que significa a divisão da terra em unidades juridicamente independentes, com vistas à edificação.

O secretário esteve acompanhado da diretora geral de Planejamento Urbano Sustentável, Patrícia Tschoepke, e da coordenadora de Planejamento, Ada Raquel Schwartz. O superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, destaca a importância de estreitar essa relação, justamente pela importância de Porto Alegre entre os municípios da região metropolitana e do Estado. “A oportunidade de participar, atuar e colaborar nessa questão, no que diz respeito ao planejamento, é justamente uma das expertises que a Metroplan traz no seu DNAâ€, ressalta Schnitzer.

Até 9 de setembro, a população pode colaborar com sugestões na primeira consulta pública sobre o tema. A Smams também conta com um e-mail para contato e colaborações: planodiretor@portoalegre.rs.gov.br. A revisão do Plano Diretor está sendo debatida desde a última semana em uma série de eventos, como a reunião no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) e o Metacidades Green, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea/RS).

  

 

Guilherme Sampaio

Andrea Brasil