Smams faz palestra sobre fitoterápicos da Amazônia e Ayurveda

16/08/2019 09:01
Claudia Ruschel Lima/Especial SMAMS
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Projeto é idealizado pela educadora Claudia Ruschel Lima, gaúcha radicada em SP

O resgate do conhecimento das plantas, a partir de fitoterápicos da Amazônia, atrelado à visão do Ayurveda, sistema de medicina mais antigo da humanidade desenvolvido pelos indianos, é a proposta da palestra Brasilindia - Entre Laços de Alma, que será apresentada pela primeira vez em Porto Alegre. O encontro ocorrerá às 17h desta sexta-feira, 16, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) - Rua Luiz Voelcker, 55 - sala 111.

A coordenadora da Unidade de Educação Ambiental da Smams, Cibele Carneiro, classifica como oportunidade rara o acesso a um conhecimento milenar atrelado às riquezas naturais do maior bem natural do país, a Amazônia. “Este projeto possui um rico escopo de trocas e aprendizados de ecologia humana, que devem ser conhecidos e valorizados. E a Smams está de portas abertas para acolher o Brasilindia e os interessados neste tema”, destaca. 

O projeto, idealizado pela educadora Claudia Ruschel Lima, gaúcha radicada em São Paulo, tem a missão de fortalecer e valorizar as comunidades tradicionais do Brasil e da Índia, estimulando ações de partilha para criar autoestima, valorização e oportunidades. "Temos atividades de intercâmbio, aqui em nosso país, na Vila de Bela Vista do Jaraqui, na Reserva Puranga Conquista, com o apoio dos líderes das comunidades e na Fundação Almerinda Malaquias em Novo Airão, ambas no Arquipélago das Anavilhanas, Amazônia. E na Índia, com o suporte da ONG Escola Parmarth Awadhanwan, que trabalha com crianças e moradores dos vilarejos aos pés dos Himalaias", explica.

A apresentação, aberta ao público, é uma parceria da Unidade de Educação Ambiental (Unea) da Smams e do Instituto Brasilindia. As vagas são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br.

 

 

Guilherme Sampaio

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes