Smams instala novas pontes para travessia de animais no Lami

16/08/2019 11:10
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Atualmente, sistema já é utilizado em diversos lugares do mundo

A equipe da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger conclui a instalação, nos próximos dias, de quatro pontes de corda que deverão facilitar a travessia da fauna arborícola, como macacos, ouriços e gambás, nas ruas da região. Outras duas serão instaladas em setembro. Segundo a gerente da reserva, bióloga Maria Carmen Bastos, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), a ação é realizada em parceria com a Fundação Zoobotânica e o Projeto Macacos Urbanos, desenvolvedor desta técnica ainda nos anos 90.  

Atualmente o sistema já é utilizado em diversos lugares do mundo, por ser construído artesanalmente, aproveitando pedaços de canos ou mangueiras que formam um tramado com as cordas. “O material fornecido pela secretaria também inclui madeiras de antigos brinquedos de praças”, explica Maria Carmen. Em Porto Alegre, já são dez instalados.

Essa mistura resulta em resistentes passarelas que variam entre dez a 20 metros de extensão, ajudando a reduzir os riscos de atropelamento, ataques de cães ou choques elétricos em redes de energia. O trabalho de instalação também conta com o apoio do técnico ambiental e morador da região João Claudio Godoy e da bióloga da Fundação Zoobotânica, Marcia Jardim. 

 

 

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl