Smams já esterilizou 137 animais da Ilha Grande dos Marinheiros

12/12/2019 09:25
Divulgação / PMPA
DIREITOS DOS ANIMAIS
Animais pertencem a tutores que estão deixando a região em razão de obras

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) retornou à Ilha Grande dos Marinheiros nessa quarta-feira, 11, para encaminhar para castração mais 17 cães (muitos deles de grande porte) de tutores que estão deixando o local em função das obras da nova ponte do Guaíba. No total, já foram 137 cães e gatos atendidos.

A secretária-adjunta, Viviane Diogo, destaca que essas ações ocorrem em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Em novembro, recebemos o superintendente regional, Delmar Pellegrini Filho, acompanhado de representantes da empresa que atua na construção. Nessa audiência, nos garantiram apoio logístico no atendimento a animais dessas famílias”, afirma. 

A equipe veterinária da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) encaminhou ao Dnit planilha especificando a quantidade de material necessário para a castração e os custos para albergagem provisória dos animais sem tutores definidos até serem adotados pelo programa Me Adota?.

A secretária-adjunta também esteve em contato com protetores e protetoras voluntários que atuam na região. “Reafirmamos que a Diretoria-Geral de Direitos Animais manterá suas ações na Ilha, sempre com apoio do Dnit, que é o responsável pela remoção das famílias”, explica. No encontro, realizado na Smams, o superintendente reconheceu a importância da iniciativa para projetos futuros em todo o país. A partir de agora, eles deverão incluir a contabilidade de animais domésticos no momento da transferência para outros locais. 

Cadastro - Esse trabalho foi iniciado a partir do cadastro realizado pela gestora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Patrícia Salsedo, que apontou 75 animais sem donos e 258 abandonados por moradores que estão se mudando do local. “A grande maioria das residências não é cercada. Os animais circulam livremente por todas as vias, mas têm tutores responsáveis”, explica.  

Na ação dessa quarta, a equipe da Usav contou com o apoio do pároco Rudimar Dalasta, que agendou as visitas na comunidade, registrando endereços e quantidade de animais por família. Também participou o representante do Crip Ilhas, Valdir Coelho.

Vila Nazaré - No mesmo período em que atua na região das Ilhas, a equipe de veterinários da Usav também esterilizou 87 animais de tutores que estão deixando a Vila Nazaré. “Também continuaremos com essas ações, pois centenas de famílias estão sendo transferidas para outros loteamentos em função das obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho”, conclui Viviane.

 

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes