Smams já esterilizou 60 cães na Ilha Grande dos Marinheiros

26/09/2019 17:39
Ari Teixeira/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Ação terá continuidade na próxima semana

As ações da Diretoria Geral de Direitos Animais (CGDA), na Ilha Grande dos Marinheiros, já asseguraram atendimento e castração de 60 cães de moradores que estão se mudando do local devido às obras da nova ponte do Guaíba. Na tarde desta quinta-feira, 26, outros 24 cães (13 machos e 11 fêmeas), retornaram a seus tutores, em atividade que contou com o apoio do pároco Rudimar Dalasta, que agendou as visitas na comunidade, registrando endereços e quantidade de animais por família. Também participaram a protetora Gladis Klein e o representante do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Valdir Ieggi. 

“Muitos deverão ir para locais com menos espaço. Não poderão ter muitos animais, o que torna importante a castração antes que deixem a ilha”, alerta Valdir. As atividades das equipes da  Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) são realizadas baseadas no cadastro realizado pela gestora do Crip Ilhas, Patrícia Salsedo, que registrou 69 cães abandonados e mais de uma centena com tutores. A ação terá continuidade na próxima semana. 

Edital - A prefeitura prevê a ampliação do atendimento em situações semelhantes a essa a partir da implementação do projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória  (Usav). O edital para a contratualização de serviços desde o atendimento clínico, incluindo o abrigo temporário para cães e gatos e a Unidade Móvel de Adoção de Animais, será lançado em breve. A essas ações se somarão atividades educativas voltadas à guarda responsável.

  

 

Ari Teixeira

Gilmar Martins