Meio Ambiente e Sustentabilidade

Smams mantém castração em animais de famílias da Vila Nazaré

20/11/2019 16:25
Ari Teixeira/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Só nesta quarta-feira, foram encaminhados 19 cães para castração

O atendimento a animais domésticos de famílias da Vila Nazaré que estão sendo transferidas em função das obras no Aeroporto Salgado Filho continuaram nesta quarta-feira, 20, com o encaminhamento para a castração de mais 19 cães. Incluindo ações anteriores, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) assegurou os procedimentos cirúrgicos a 67 cães (machos e fêmeas).

O trabalho é realizado com apoio da Unidade de Saúde Nazaré, que mantém o cadastro dos tutores que asseguraram moradia junto aos loteamentos Nosso Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas, construídos em terrenos cedidos pela prefeitura. A esterilização dos animais contribuiu para a manutenção de um ambiente mais saudável, ao evitar o crescimento desproporcional da população animal. "Atualmente, os moradores da Nazaré, apesar de todas as dificuldades, acabam acolhendo animais que eram abandonados no entorno”, explica o gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), Bruno Wagner.

Situação semelhante vive a Ilha Grande dos Marinheiros devido às obras da nova ponte do Guaíba, que já teve 120 animais castrados pela equipe de veterinários da Unidade de Saúde Animal Victória. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O trabalho foi iniciado com base no cadastro realizado pela gestora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Patrícia Salsedo, que apontou 75 animais sem dono e 258 abandonados por moradores que estão se mudando do local devido às obras da ponte do Guaíba.

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes