Smams orienta que inverno é melhor estação para evitar morcegos

08/07/2019 11:54
Sergio Louruz / Divulgação PMPA
morcego
Smams aconselha colocação de telas em frestas para evitar entrada de morcegos

Com as temperaturas mais baixas no inverno, a atividade dos morcegos (Tadarida brailiensis) começa a diminuir nas cidades. Esta é a época da migração sazonal e, por isso, o melhor período para vistorias em telhados e vedação de frestas. A orientação da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) é para que sejam trocadas as telhas quebradas das residências e efetuada vedação das frestas, de forma a impedir o retorno dos animais. 

Grande parte abandona a cidade neste período em busca de alimentos, uma vez que são insetívoros e baratas, mosquitos e cupins ficam mais escassos nos meses de frio. Um morcego pode comer até três mil insetos por noite, tornando-se um grande aliado no combate à proliferação de mosquitos na cidade. Como são uma espécie fiel ao seu abrigo, voltarão para o mesmo local da estação passada ao fim do inverno. 

Morcegos são uma espécie silvestre, protegida pela Lei de Crimes Ambientais. A Smams não realiza a remoção desses animais.

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl