Smams resgata animais da Ilha dos Marinheiros para castração

11/09/2019 18:53
Ari Teixeira / SMAMS / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Local registra um grande número de animais abandonados por moradores que estão se mudando

Equipe da Diretoria Geral de Direitos Animais (CGDA) promoveu, na tarde desta quarta-feira, 11, ação da Ilha Grande dos Marinheiros. O local registra um grande número de animais abandonados por moradores que estão se mudando do local devido às obras da ponte do Guaíba.  Com base no cadastro realizado pela gestora do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), Patrícia Salsedo, que registrou 69 cãos abandonados,  foram conduzidos 21 cães – machos e fêmeas – para atendimento e castração na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). A atividade se repetirá nos próximos dias. 

A secretária adjunta do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Viviane Diogo, destaca que a ação ocorre em parceria com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que realiza a obra, com protetores e protetoras independentes que auxiliarão na busca de adotantes para os animais. “Contamos com apoio na doação de ração, medicamentos e na logística.”

Alguns moradores, como a dona de casa Daiana, estavam apreensivos por não terem como castrar os cães. “Vamos nos mudar para um espaço menor, que não permitirá mais crias”, explicou. Dona Leonilda acabou adotando alguns dos cães que passaram a circular errantes pela ilha. “É de dar dó esse abandono. A família acabou aumentando. Agora temos quatro cães, mas castrados será mais fácil para nós”, afirmou.  

As pessoas interessadas em contribuir com ração e medicamentos podem encaminhar os donativos diretamente à sede da Smams (rua Luiz Voelcker, 55) ou na sede do Crip Ilhas (Praça Salomão Pires de Abrahão s/n Ilha da Pintada).

Edital – A Prefeitura prevê a ampliação do atendimento em  situações semelhantes a essa a partir da implementação do projeto de gerenciamento e operacionalização da Usav. O edital para a contratualização de serviços desde o atendimento clínico, incluindo o abrigo temporário para cães e gatos e a Unidade Móvel de Adoção de Animais será lançado em breve. A essas ações se somarão atividades educativas, voltadas à guarda responsável.

Ari Teixeira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes