Smams retoma ações para esterilização de animais na Vila Nazaré

11/03/2020 17:55
Ari Teixeira/Smams PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Foram encaminhados 20 cães à Unidade de Saúde Animal Victória

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) retomou, nesta quarta-feira, 11, a esterilização de animais das famílias da Vila Nazaré que serão reassentadas no Loteamento Irmãos Maristas.  Foram encaminhados 20 cães à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav). A ação contou apoio das protetoras Ana Tóppor, Márcia Suarez, Keissy Dagostin e da moradora Denise Silveira, responsáveis que mobilizaram a comunidade e receberão os animais.

"Desse grupo, seis cachorros já sairão direto para lares temporário onde farão o pós e ficarão até suas adoções", explica Ana Tóppor. As atividades terão continuidade nos dias 16, 18 e 23 deste mês, sempre em parceria com a Superintendência de Ação Social e Cooperativismo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Até o final do ano passado, a equipe da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA) já havia assegurado a castração de 84 animais em trabalho realizado em conjunto com a Unidade de Saúde Nazaré, que mantém cadastro dos tutores em processo de reassentamento.   

Ilha Grande dos Marinheiros - Na segunda quinzena de março, a equipe da Usav estará na Ilha Grande dos Marinheiros para encaminhar a esterilização de animais de tutores que também estão de mudança devido às obras da nova ponte do Guaíba. O trabalho, realizado com a participação do Centro de Relação Institucional Participativa (Crip) Ilhas e comunidade, já permitiu procedimentos cirúrgicos em 137 animais. 

“Estamos atuando, num primeiro momento, na castração para o controle no aumento do número de cães e gatos nestas regiões. No caso da Nazaré, o trabalho técnico social está se realizando juntamente com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e protetores voluntários irão auxiliar nas ações e na busca de lares temporários e adotantes”, explica a secretária adjunta Viviane Diogo.  

Me Adota? - A Smams também divulgará em seus espaços destinados aos direitos animais no Facebook (@smamsdireitosanimais) e Instagram (usavmeadota) fotos dos animais disponíveis para adoção.  

Abandono é crime - Maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 e na Lei Municipal 694/2012. Para denunciar, além da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), o cidadão pode procurar a Delegacia de Polícia mais próxima, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público do RS, localizada na rua Santana, 440, ou o  Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes