Meio Ambiente e Sustentabilidade

Smams volta a destacar a árvore do mês com a Palmeira da Califórnia

10/09/2020 08:25
Sérgio Louruz/Divulgação PMPA
Árvore do Mês
Esta espécie atinge até 25 metros de altura

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) retoma no mês de setembro a iniciativa árvore do mês, apresentando uma espécie que atinge até 25 metros de altura. Trata-se da Palmeira da Califórnia (Washingtonia robusta), considerada uma das palmeiras mais altas do mundo.

Essa palmeira apresenta um crescimento rápido, sendo, por isso mesmo, muito utilizada em paisagismo de jardins, praças e avenidas. Possui folhas grandes em forma de leque, com cerca de 1,5 metro de comprimento, formando uma copa aberta. Quando as folhas morrem, se dobram para baixo, formando uma saia ao redor do tronco, daí o seu nome popular de palmeira de saia. 

Em Porto Alegre, pode ser observada na avenida Osvaldo Aranha, onde cria uma paisagem característica, formando um corredor, também nas avenidas João Pessoa, Getúlio Vargas, Antônio de Carvalho e José de Alencar, além do eixo central do Parque Farroupilha.

Trata-se de uma espécie pertencente à família Arecaceae, nativa dos Estados Unidos e México, que adapta-se bem ao clima subtropical. Pode viver mais de 200 anos.

Curiosidade – A ponte da avenida João Pessoa sobre o Arroio Dilúvio seria a única no Brasil a apresentar árvores plantadas em seu leito. Esta singularidade teria ocorrido quando, por descuido, os funcionários que arborizavam a avenida não interromperam os plantios sobre a ponte. As árvores que ornamentam a ponte são Palmeiras da Califórnia, plantadas na década de 40.

  

 

Aline Czarnobay

Taís Dimer Dihl

volta às aulas em porto alegre

Acompanhe a prefeitura nas redes