Apresentado à comunidade projeto que muda regime urbanístico na Fazenda do Arado

07/06/2021 16:42
Dinar Melo de Souza/Divulgação PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Pela proposta, a área de 426 hectares, de propriedade particular, será dividida em bairro planejado

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) apresentaram, na última sexta-feira, 4, a proposta de alteração de regime urbanístico da área da Fazenda do Arado aos moradores da Região de Planejamento 8, no bairro Belém Novo. Na terça-feira passada, 1, o projeto foi apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

“Queremos qualificar, revitalizar e dar relevância a esse território de grande importância simbólica para a Porto Alegre. Por isso, estamos ouvindo a contribuição de todos neste processo até a finalização do projeto de lei complementar a ser apreciado na Câmara de Vereadores”, afirma o secretário Germano Bremm.

Pela proposta, a área de 426 hectares, de propriedade particular, será dividida em bairro planejado, e a área de preservação será mantida e requalificada, permitindo o acesso da população à orla.

“O projeto visa conciliar e compatibilizar a ocupação da área da Fazenda do Arado, atuando como zona de transição entre a ocupação urbana e a área de ocupação rarefeita (baixíssima densificação e um maior cuidado com a natureza), valorizando os elementos que compõem o patrimônio histórico, ambiental e paisagístico, com respeito às características ambientais, geográficas e topográficas do sítio”, explica a assessora técnica da Diretoria de Planejamento Urbano da Smamus, Gisele Coelho Vargas.

Estão previstos três desdobramentos: projeto urbanístico de espaços abertos na Orla de Belém Novo, incluindo percursos cicloviário e de pedestres, mobiliário urbano, urbanização e equipamentos para praças e áreas verdes; doação antecipada de lote para obras já iniciadas de Estação de Tratamento de Água do Dmae e melhorias nos equipamentos públicos de saúde e educação para a população.

Participaram da audiência no bairro Belém Novo o vereador Gilson Padeiro, o assessor especial do Gabinete do Prefeito para revisão do Plano Diretor, Reginaldo Pujol, o coordenador das subprefeituras, Pingo Villar, o secretário executivo do Conselho do Orçamento Participativo, Elton Fraga, o conselheiro da RGP 8, Dinar Melo, o assessor parlamentar da Smamus, Ricardo Severo, o gestor do Ipham do governo federal, Leonardo Maricato, além de outros representantes das subprefeituras e conselheiros do Orçamento Participativo da região Sul da Capital.

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade marcou para o dia 7 de julho audiência pública para debater o projeto.

Conheça a proposta de regime urbanístico na Fazenda do Arado.

 

Carla Bisol

Gilmar Martins