Arara-canindé é resgatada no bairro Restinga

24/06/2022 13:41
Juliana Herpich / SMAMUS / PMPA.
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) fez o resgate de uma Arara-canindé (Ara ararauna), na manhã desta sexta-feira, 24, no bairro Restinga, Zona Sul.

Os técnicos se deslocaram ao local após o chamado de moradores, que identificaram a presença da ave em uma árvore. Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-amarela e ara-arauna, a espécie não é considerada ameaçada de extinção, embora seja vítima constante de contrabando de fauna silvestre devido à coloração exuberante.

“A arara-canindé não é uma espécie nativa daqui, então, provavelmente, veio de algum cativeiro e, por não ter anilha ou algo que possibilite sua identificação, não se trata de um animal legalizado. A ave deve ter  fugido”, explica a médica veterinária da Smamus, Jamila Carvalho.  A arara-canindé é natural do cerrado, no centro do país.

O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde passará por  exames.

Caso aviste um animal silvestre ferido ou que não faça parte da fauna nativa da cidade, acione a Equipe da Smamus pelo número 3289-7517, de segunda à sexta-feira. Finais de semana e feriados, ligue para o 156.

 

Fernando Ramires (estagiário)/ Supervisão de Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes