Arborização urbana é tema de seminário na 38ª Semana do Meio Ambiente 

03/06/2022 17:33

A programação da 38ª Semana do Meio Ambiente desta sexta-feira, 3, reuniu cerca de 20 pessoas no Centro de Visitantes do Parque Farroupilha (Redenção) para o seminário sobre arborização urbana. A atividade iniciou com a fala da doutora em botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bibiana Cassol, sobre a importância da arborização urbana e a mitigação dos impactos da poluição.

Como exemplo, a bióloga citou árvores marcantes da cidade, como as palmeiras da avenida Osvaldo Aranha. Na sequência, a engenheira agrônoma Gabriela Moura abordou as plantas ornamentais, destacando sua importância e a característica de resiliência no meio urbano, desenvolvendo-se em locais onde outros vegetais não conseguiriam.

O seminário foi encerrado com palestra do engenheiro agrônomo Rogério Schmidt, que apresentou as etapas envolvidas na produção de uma muda, principalmente das espécies ameaçadas de extinção. Segundo o coordenador do Viveiro Municipal, a preservação destas espécies é vital para a sobrevivência de todas as outras. “Uma planta ajuda a outra, elas fazem parte do ecossistema. Então, se perdermos uma, em virtude da extinção, perderemos todas”, explicou. 

Na parte da manhã, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), ocorreu nova edição da Feira de Troca de Livros. A feira é promovida pela equipe da Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier.

A programação da 38ª Semana do Meio Ambiente prossegue neste sábado, 4, com uma oficina de observação de aves, no Anfiteatro Pôr do Sol.

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão de Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes