Árvore do Mês tem floração exuberante
Com floração exuberante, muito procurada por abelhas e pássaros, a corticeira-do-banhado é a espécie a ser apresentada em novembro pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), dentro do projeto “Árvore do Mês”.
Embora não seja muito conhecida do público em geral, trata-se de uma árvore bastante utilizada em paisagismo e ornamentação, devido principalmente às flores de cor entre laranja e vermelha, que se assemelham à crista de um galo, de onde deriva o nome científico da espécie, Erythrina cristagalli. Também é conhecida como mulungu ou árvore-de-coral. “Não sabia o nome desta árvore, mas as flores já haviam chamado minha atenção”, disse o estudante de Desenho Industrial, Arthur de Vargas, que fotografava a espécie localizada próximo ao lago do Parque Farroupilha.
Trata-se de espécie nativa do Brasil, sendo também a flor nacional da Argentina e do Uruguai. De porte pequeno, de seis a 10 metros de altura, é indicada para solos encharcados ou úmidos. Possui importante função ecológica, fornecendo abrigo para epífitas.
Em Porto Alegre, a corticeira-do-banhado pode ser admirada em locais como o Parque Marinha do Brasil, as avenidas dos Estados e Guaíba, além da Redenção.
O projeto “Árvore do Mês” é desenvolvido desde setembro de 2019 e busca levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade.
Gilmar Martins