Bares do Trecho 3 da Orla podem reabrir após obras de qualificação

18/12/2025 16:13

As obras de qualificação dos três bares do Trecho 3 da Orla do Guaíba foram finalizadas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) autorizou o uso dos espaços pelos permissionários nesta semana. O serviço foi necessário devido ao impacto gerado pela enchente de 2024. 

Os novos bares foram projetados com foco em segurança, funcionalidade e adaptação às mudanças climáticas, sendo resilientes diante do risco de cheias. As soluções adotadas buscam reduzir danos em situações de alagamento e agilizar a retomada das atividades após esse tipo de evento climático.

O projeto inclui esquadrias removíveis, paredes em bloco estruturado e bancadas de concreto, que oferecem maior durabilidade. As tomadas foram posicionadas fora da altura do piso, como medida de segurança para reduzir riscos e prejuízos em situações de alagamento. Enquanto ocorriam as obras, dois bares seguiram funcionando, de forma provisória, em contêineres.

“São estruturas projetadas para se adaptar melhor aos eventos extremos, minimizando impactos e permitindo uma recuperação mais rápida dos locais em caso de novos episódios de cheia”, destaca o secretário da Smamus, Germano Bremm.

Cada bar também conta com oito banheiros - quatro sanitários masculinos, sendo um acessível para pessoas com deficiência; e quatro sanitários femininos, sendo um acessível. Além disso, o trecho dispõe de outros 14 banheiros administrados pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel).

“É um alívio poder voltar ao espaço e retomar as atividades econômicas. Acompanhei diariamente as construções e agora teremos uma estrutura mais firme e adaptada” destaca o empresário Guilherme Sotero, que atua em um dos bares desde a entrega do Trecho 3.

Obras no Trecho 3 - A revitalização inclui a recomposição dos taludes afetados pela enchente, o plantio de 565 mudas e a implantação de um espaço físico para a Guarda Civil Metropolitana. Também foi entregue, em maio de 2025, a revitalização completa da pista de skate, com investimento de R$ 787.041,69, assim como as telas das quadras esportivas, passeios, bancos, lixeiras, duchas e a iluminação completa do espaço. O investimento foi de R$ 5,2 milhões, com recursos de Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) firmado com a empresa Cyrela Sul Empreendimentos Imobiliários.

 

Carolina Cesa

Cristiano Vieira