Capital recebe o plantio de mais de 5 mil árvores em um ano

06/09/2022 14:53
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Serão plantadas espécies adequadas a cada tipo de solo e estrutura viária

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) lançou edital para contratação de uma empresa para plantar e fazer a manutenção de 5.420 mudas de diversas espécies adequadas a espaços urbanos no primeiro ano. Há possibilidade de renovação do contrato por mais cinco anos, com o plantio de novas mudas.

“Estamos trabalhando em uma mudança de paradigma para a arborização da Capital, com planejamento, tecnologia, plantio de qualidade e não quantidade, além de manutenção das espécies para garantir uma harmonia com os demais elementos urbanos, principalmente nos passeios públicos”, explica o titular da Smamus, Germano Bremm.  

As mudas serão plantadas em diversas áreas: 2.640 em ruas, avenidas e praças da cidade onde houve maior retirada de árvores nos últimos anos, em bairros e loteamentos onde há menos arborização e em atendimento às solicitações de moradores, pelo telefone 156, de plantio em frente a suas casas. Espaços de preservação permanente receberão 2.780 mudas para qualificar as áreas verdes como forma de mitigar as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

A empresa contratada também será responsável pela abertura de canteiros nas calçadas de acordo com o porte de cada árvore. Além do plantio, a empresa deverá fazer a manutenção dessas mudas por cinco anos, com irrigação, adubação, poda de condução para o crescimento horizontal, reposicionamento de tutor, entre outros serviços para garantir o desenvolvimento adequado da espécie.

“Esse trabalho dura cinco anos, período necessário para a consolidação da árvore jovem, com a copa bem estruturada, com boa formação de tronco e sem riscos e conflitos com infraestruturas urbanas. Isso representará uma ação preventiva, compatibilizando a arborização com a paisagem urbana e causando menos manutenção no futuro”, explica a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel.

Das 5.420 mudas plantadas no primeiro ano de contrato, 3.420 são oriundas do Viveiro Municipal de Porto Alegre. As outras 2.000 serão compradas em viveiros comerciais.

“Estudos mostram que, quanto maior o volume de copa, maiores são os serviços ecossistêmicos fornecidos pelas árvores. Por isso, o planejamento do plantio, com a árvore certa para o local certo, é fundamental para ampliarmos a cobertura arbórea nas vias de toda a cidade”, explica o diretor das Áreas Verdes, Alex Souza. Ainda dentro do planejamento arbóreo de Porto Alegre, a equipe técnica da Smamus trabalha para contratar um software de gestão da arborização para o plantio georreferenciado.

Edital – A abertura da licitação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre em 2 de setembro, na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo Menor Preço, para contratação de empresa que irá prestar serviços de implantação e manutenção de mudas arbóreas por 12 meses, podendo ser prorrogado. O valor é estimado em R$ 3.639.774,07. A abertura das propostas ocorre no próximo dia 19, às 10h, pelo Portal Eletrônico

 

 

Carla Bisol

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes