Cartilha sobre plantio e manejo arbóreo já está disponível

21/11/2022 16:41

As secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e Serviços Urbanos (SMSUrb) lançaram nesta segunda-feira, 21, a cartilha Plantio e Manejo Arbóreo em Porto Alegre. O documento reúne as principais informações sobre as questões arbóreas da cidade, além das dúvidas dos cidadãos, reunidas com base no que é solicitado pelos canais de atendimento da prefeitura. 

O primeiro estágio da arborização, a realização de estudos sobre a identificação da área e da espécie, o plantio e o monitoramento nos primeiros anos do vegetal são de responsabilidade da Smamus. 

A SMSUrb atua na realização de vistorias, pareceres técnicos e execução de manejos arbóreos em espaços públicos e privados de baixa renda. As podas e supressões são realizadas por empresas contratadas pela secretaria e são realizadas após laudo técnico de funcionários do quadro. 

“A cartilha é uma ferramenta importante para dar transparência, publicidade e, principalmente, para informar corretamente o cidadão sobre esse serviço fundamental para a nossa cidade. A nossa capital é uma das mais arborizadas do país, por isso é importante que todos saibam mais sobre como funciona o manejo e supressão de vegetais.”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O documento deixa claro o complemento que uma secretaria possui referente a outra e explicita a quem o cidadão deve procurar mediante cada problema, via 156.

Além da funcionalidade de informar, a cartilha também servirá como referência interna para diferenciar o tratamento de cada pasta perante os problemas técnicos referentes aos vegetais da cidade. Para o chefe de gabinete da Smamus, Joaquim Cardinal, a cartilha servirá como base para diversas operações. “Ter esse documento de fácil acesso trazendo ao público a diferença dos órgãos facilita o trabalho das secretarias, não ocorrendo mais sombreamento das competências e permitindo mais agilidade no atendimento ao cidadão”, afirma Cardinal.

Para acessar a cartilha, clique aqui.

 

Dayanne Rodrigues e Fernando Ramires

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes