Ciclo de palestras sobre regularização fundiária tem mais de 240 inscritos
Os oito encontros do ciclo de palestras Chimarrão com Regularização registraram público de 242 pessoas inscritas pela plataforma EducaPOA e tiveram mais de 1,7 mil visualizações pelo canal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no YouTube.
“A concepção inicial do ciclo, de qualificação técnica dos servidores municipais para aprimoramento dos nossos processos de regularização fundiária, foi atingida. As boas soluções devem ser construídas em conjunto, a partir de um diálogo mais próximo com todos os atores envolvidos no processo”, destaca a organizadora do evento, arquiteta e urbanista da Smamus Simone Madeira.
A secretária-adjunta municipal de Habitação e Regularização Fundiária , Simone Somensi, endossa a avaliação positiva e diz que o evento foi uma experiência única, “Porto Alegre se tornou a capital da regularização fundiária no ano de 2021", destacou.
Troca de experiência - A proposta das atividades foi a troca de experiências entre Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife e Cubatão na área de regularização fundiária, em palestras semanais, organizadas pela Escola de Gestão Pública e promovidas pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e de Habitação e Regularização Fundiária (Smharf).
O primeiro encontro ocorreu em 1º de setembro e o último na manhã desta sexta-feira, 22, com o tema planejamento, abordando perspectivas para habitação de interesse social, reurbanização e regularização sob o ponto de vista jurídico e de morfologia urbana. Os palestrantes foram Benamy Turkienicz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Myrian Cardoso, da Universidade Federal do Pará; Vanêsca Buselato Prestes, professora e procuradora de Porto Alegre, além da arquiteta Patrícia Tschoepke, diretora de Planejamento Urbano da Smamus, como debatedora.
“É muito gratificante para Escola de Gestão Pública verificar que o ciclo de debates Chimarrão com Regularização chega ao último encontro após reunir renomados especialistas na questão fundiária. Toda essa riqueza de conhecimento permanecerá disponível na plataforma EducaPOA para todos os servidores da prefeitura”, completa a responsável técnica pela plataforma EducaPOA, Rita Becco.
Além dos municípios, participaram o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, Ministério Público do Meio Ambiente de Santa Catarina, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Ministério Público da Defesa da Ordem Urbanística do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.
Lissandra Mendonça